A organização humanitária Diaconia, mantida por igrejas evangélicas, integrou-se ao Comitê Ecumênico de apoio às vítimas das cheias em Pernambuco. Na última semana, chuvas que caíram em cidades do Estado e em Alagoas arrasaram cidades e estradas, matando 51 pessoas.

Em Alagoas, 80,7 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas. Pelo menos 20 mil imóveis nas cidades alagoanas de São José da Lage, Branquinha, União dos Palmares, Murici, Rio Largo e Santana do Mundaú foram destruídos, apontam dados da Defesa Civil do Estado.

O Rio Mundaú varreu do mapa a cidade de Branquinha. A prefeitura estima que 90% dos imóveis da cidade foram ao chão pela força das águas e a lama tomou conta nos 10% que restaram. A sede do município de 12 mil habitantes deverá ser reconstruída na outra margem do rio, mais protegida.

Depois de cinco dias, 56 remanescentes de quilombolas foram resgatados, esta semana, no topo de duas jaqueiras, árvores centenárias, que serviram de abrigo desses moradores de União dos Palmares, e que estavam na lista dos desaparecidos.

Em Pernambuco, 49 municípios foram atingidos pelas cheias. As águas cobriram ruas, casas, hospitais, ferrovias, rodovias. Palmares, a 125 Km de Recife, foi o município mais atingido. A Defesa Civil do Estado contabiliza mais de 20 mil desabrigados e desalojados nas cidades de Barreiros, Jaboatão dos Guararapes, Joaquim Nabuco, Pombos, Quipapá, Cortês, Água Preta e Correntes.

A Força Aérea Brasiléia (FAB) instalou hospital de campanha em Barreiros, e helicópteros auxiliam no resgate das vítimas das enchentes.

O Comitê Ecumênico vai trabalhar em sintonia com a força tarefa montada pelo governo do Estado de Pernambuco no auxílio e apoio às localidades atingidas pelas cheias. O Comitê é formado por igrejas evangélicas e católicas, espíritas, instituições de ensino, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Regional de Enfermagem.

Alimentos e medicamentos estão sendo arrecadados em vários postos na capital e em cidades do interior. Folhetos alertando sobre prevenção de doenças chegam às mãos dos atingidos pelas águas.

A Diaconia é uma organização social sem fins lucrativos e de inspiração cristã, que tem por missão contribuir para a construção solidária da cidadania e a garantia dos direitos humanos da população excluída, de modo especial na região Nordeste do país. Sua sede fica em Recife.

Integram a Diaconia as igrejas do Cristianismo Decidido, Adventistas, Episcopal Anglicana, Luterana, Evangélica de Confissão Luterana, Metodista, Presbiteriana do Brasil, Presbiteriana Independente, Evangélica Congregacional, Exército da Salvação e Igreja de Cristo,

Fonte: ALC

Comentários