Centenas de hindus da comunidade dos dalit, os intocáveis da Índia, estão convocados hoje para uma cerimônia em massa que os converterá ao budismo ou ao cristianismo para que escapem do rígido sistema de castas que sua religião impõe, segundo os meios de comunicação locais.

De acordo com a rede de TV Zee News, a celebração ocorrerá na cidade de Nagpur, no estado ocidental de Maharashtra, onde também serão queimadas cópias das leis anticonversão que são válidas em alguns estados indianos para impedir que os hindus das camadas sociais mais baixas mudem de religião.

 
[RW align=right]submarino[/RW]

Os dalits, ou intocáveis, formam cerca de 18% da população da Índia –180 milhões de pessoas, quase a população brasileira. Os dalits não podem visitar templos, retirar água dos mesmos poços ou enviar seus filhos às mesmas escolas que as castas dominantes. Na Índia, ao menos 1 milhão de dalits limpam latrinas públicas e recolhem animais mortos das ruas.

Observadores e ativistas de diferentes associações pró-direitos humanos devem participar do evento, organizado por várias associações defensoras dos dalit e da liberdade de confissão.

Os organizadores destacaram que a cerimônia coincide com o 50º aniversário da morte de Bhimrao Ramji Ambedkar, um dos primeiros defensores dos direitos dos intocáveis, casta à qual ele pertencia até que se converteu ao budismo.

Embora o sistema indiano de castas tenha sido abolido pela Constituição de 1950, na prática ainda há situações de discriminação contra os intocáveis. Muitos deles vêem na conversão o único modo de escapar do estrito sistema, embora em vários estados a mudança religiosa tenha sido proibida pelas autoridades nacionalistas hindus.

Fonte: Folha Online

Comentários