O Corpo de Bombeiros é a instituição de maior credibilidade junto aos chefes de família cuiabanos. É o que indica o terceiro relatório da pesquisa Nossa Casa 2009, realizada pela Vetor Pesquisas em março em Cuiabá.
A corporação conta com um grau de confiabilidade de 96,9%, seguida pela Família (95,7%) e pela Igreja (90,6%). Desde 2003, este é o terceiro ano em que os Bombeiros lideram o ranking – em 2007, a Família ocupou o primeiro lugar.
O projeto Nossa Casa é uma pesquisa realizada pela Vetor para levantar um raio-X sobre as famílias cuiabanas, e cujos resultados são liberados gratuitamente para a população e imprensa no mês de aniversário da cidade.
Na média geral, o grau de confiabilidade indica aumento na edição deste ano da pesquisa, atingindo 68,7%. Esta é a maior marca desde 2003. O grau de confiabilidade consiste na soma de pessoas entrevistadas que afirmam “confiar totalmente” e “confiar parcialmente” em cada organização pesquisada.
O ranking mostra também a Câmara de Vereadores e a classe política de forma geral como as instituições com pior desempenho em 2009 – atingindo um grau de confiabilidade de 42,4% e 31,2%, respectivamente. No total, 21 instituições são pesquisadas pela Vetor no projeto Nossa Casa.
Oito instituições obtiveram o maior grau de confiabilidade desde 2003: Corpo de Bombeiros, Exército, Imprensa Nacional, Ministério Público, Poder Judiciário, Associação de Bairro, Congresso Nacional e Assembléia Legislativa. Por outro lado, duas organizações registraram seu pior desempenho em 2009: Governo Estadual e Prefeitura Municipal.
Outra forma de se ler os dados é avaliar o aumento dos percentuais com o passar dos anos. O destaque positivo fica com as Associações de Bairro, cujo grau de confiabilidade cresceu nove percentuais em 2009 em relação a 2007. Em seguida, está o Poder Judiciário, com um crescimento de oito pontos percentuais de 2007 para 2009.
Fonte: Gazeta Digital – Cuiabá/MT