Bandeira da Síria (Foto: canva)
Bandeira da Síria (Foto: canva)

Na manhã da última quarta-feira (28/02), dois cristãos e mais outro homem foram mortos durante um ataque na estrada da cidade de Al-Malikiyah, na Síria. O carro em que eles estavam pertencia às forças de proteção siríacas, chamada de “Sootoro”. Além das três mortes, dois outros cristãos ficaram feridos no mesmo incidente.

Sootoro é uma força polícia cristã ortodoxa que atua na região de Jazira, região autônoma dominada pelos curdos e que fica ao Norte e Leste da Síria. Esses militares têm a função de policiar áreas e bairros onde vivem os cristãos assírios e lutar para impedir que grupos extremistas como o Estado Islâmico tomem novamente o poder na região.

A Síria é o 12º país na Lista Mundial da Perseguição 2024. Os cristãos que vivem no território enfrentam perseguição extrema e são alvos dos ataques de grupos paramilitares e extremistas islâmicos, oficiais do governo, partidos políticos etc. Aqueles que deixam o islã para seguir a Jesus enfrentam ainda mais pressão e violência por parte dos familiares e das comunidades.

Fonte: Portas Abertas

Comentários