
Na semana passada, cristãos se reuniram em Londres para o evento ‘Awake, Arise! London 2026 UK Tour’ (Despertai, Levantai-vos! Turnê pelo Reino Unido em Londres 2026, em tradução livre), onde foram encorajados a permanecer fiéis na vida pública e a continuar “defendendo e falando por Jesus” em seus locais de trabalho, escolas, na política e em suas comunidades locais.
Organizado pela Christian Concern, o evento contou com palestrantes que abordaram temas como educação, liberdade de expressão e proteção da vida ao longo do dia.
Andrew Marsh, chefe de operações da Christian Concern, afirmou que os cristãos não devem se afastar do debate público nem encarar a fé como algo restrito à vida na igreja. Em vez disso, ele exortou os fiéis a reconhecerem que o cristianismo se manifesta em todas as áreas da vida humana e da cultura.
“Seja você encanador, arquiteto, varredor de ruas, professor, dona de casa ou jornalista, seu trabalho das 9h às 17h é uma parte nobre do ser humano”, disse ele.
“Não existe área de atuação humana, seja individualmente, em nação ou em comunidade, que seja indiferente para Deus.”
Marsh reconheceu que alguns cristãos hesitam em se envolver publicamente em questões morais ou políticas por receio de que isso possa desviar a atenção da evangelização ou fazer com que os crentes pareçam preconceituosos.
Ele argumentou, no entanto, que os crentes são chamados não apenas a pregar a salvação por meio de Jesus Cristo, mas também a demonstrar o que acreditam ser bom, justo e verdadeiro na sociedade em geral.
“Fomos feitos à imagem de Deus”, disse Marsh. “Fomos feitos para sermos representantes de Deus na Terra.”
O evento também contou com um discurso de Andrea Williams, diretora executiva da Christian Concern e do Christian Legal Centre, que falou sobre a pressão que os cristãos sofrem na vida pública.
“Os sindicatos cristãos estavam sendo expulsos dos campi universitários já em 1993”, disse ela. “As enfermeiras estavam sendo orientadas a remover suas cruzes já em 1997.”
Conclamando os cristãos a serem “vigias” na sociedade, Williams exortou os fiéis a permanecerem “sem vergonha, corajosos e destemidos” ao falarem publicamente sobre sua fé e seus valores.
Ela também mencionou evidências anedóticas contínuas de que as gerações mais jovens podem estar retornando à igreja.
“Os jovens estão voltando para a igreja”, disse Williams. “Eles anseiam por significado e propósito.”
Williams argumentou que a sociedade moderna se tornou cada vez mais instável após se afastar de seus fundamentos cristãos, particularmente em áreas relacionadas à identidade, família e moralidade.
A conferência também contou com a presença do Dr. Bernard Randall, ex-capelão escolar da Igreja da Inglaterra, que recebeu apoio do Centro Jurídico Cristão após ser demitido em decorrência de um sermão sobre política identitária que pregou na escola em 2019.
Randall contou aos visitantes que havia “perdido sete anos de ministério” após a disputa, mas afirmou que a experiência fortaleceu sua determinação.
“Quando nos posicionamos, as coisas são notadas”, disse ele. “Quando nos posicionamos, as pessoas veem.”
Apesar das dificuldades que enfrentou, Randall contou com o apoio de outros fiéis.
“Tem sido incrivelmente difícil às vezes, mas tenho sido abençoado pelo número de pessoas que vieram até mim e disseram: ‘obrigado, você me inspirou, você me encorajou’.”
A turnê Awake, Arise! continua pelo Reino Unido ao longo de 2026.
Folha Gospel com informações de The Christian Today
