Adolescentes com Smartphones (Foto: Reprodução)
Adolescentes com Smartphones (Foto: Reprodução)

Uma das principais pediatras dos Estados Unidos diz ter visto uma “ligação clara” entre a depressão e o uso das redes sociais entre as adolescentes e incentiva os pais a repensarem a sua estratégia de smartphones.

Meg Meeker é uma importante pediatra e autora de livros como Strong Fathers, Strong Daughters (Pais Fortes, Filhas Fortes), Boys Should Be Boys (Garotos Deveriam Ser Garotos), Raising a Strong Daughter in a Toxic Culture (Criando uma Filha Forte Em Uma Cultura Tóxica) e You’ve Got This: Unlocking the Hero Dad Within (Você Conseguiu: Revelando o Heroi Que Existe Dentro de Você).

O livro Strong Fathers, Strong Daughters (Pais Fortes, Filhas Fortes) inspirou um filme de mesmo nome atualmente transmitido pela Great American Family e Pure Flix. Meeker também hospeda um podcast, Parenting Great Kids.

“Há uma ligação clara entre a depressão e o uso das redes sociais”, disse Meeker ao Christian Headlines. “E, na verdade, quanto mais uma garota usa as mídias sociais, maior é o risco de depressão. … Eu vi isso em primeira mão em minha prática.”

Meeker, que trabalha há mais de 30 anos na área pediátrica, disse que uma de suas pacientes era uma menina de 15 anos que havia tentado suicídio e reconheceu que parte de seu problema eram as redes sociais. A menina disse que “se sentia péssima consigo mesma” sempre que desligava o telefone, disse Meeker.

“Temos evidências claras e contundentes de que isso prejudica as meninas”, disse Meeker. “Os pais, pelo menos, precisam ajudar seus filhos a diminuir o uso”.

Várias empresas, observou Meeker, oferecem smartphones sem redes sociais que permitem que crianças e adolescentes mantenham contato com familiares e amigos. Duas das empresas mais populares são Gabb e Bark. Ambos têm fortes controles parentais. Gabb também oferece um smartwatch sem mídia social.

Muitas vezes, disse Meeker, os pais acreditam que suas filhas devem ter smartphones para “acompanhar” os amigos.

“Isso não é verdade. O que uma filha precisa é de um relacionamento melhor com a mãe e o pai, porque é isso que a sustenta e a faz crescer e a torna uma mulher forte e saudável à medida que envelhece”, disse Meeker. “Esta é uma preocupação real minha porque temos uma crise de saúde mental entre nossos adolescentes. E uma grande parte da resposta é que os pais, especialmente os pais, se reconectam e ajudam as meninas a se desconectarem do que realmente as está prejudicando e muito disso são as mídias sociais.”

Folha Gospel com informações de Christian Headlines

Comentários