A parlamentar finlandesa Päivi Räsänen
A parlamentar finlandesa Päivi Räsänen

A deputada cristã finlandesa Päivi Räsänen, processada por expressar suas crenças cristãs tradicionais sobre casamento e sexualidade, acredita que um “ódio pesado pelos valores cristãos” na sociedade ocidental fará com que muitos cristãos se censurem por aceitação social.

A ex-ministra do Interior que serviu no Parlamento finlandês por quase três décadas foi uma das várias figuras políticas globais a falar na Cúpula Internacional de Liberdade Religiosa em Washington, esta semana.

O evento visa aumentar “a consciência pública e a força política para o movimento internacional de liberdade religiosa. A cúpula é liderada pelo ex-embaixador-geral para a Liberdade Religiosa Internacional Sam Brownback, que liderou eventos semelhantes na sede do Departamento de Estado durante o governo Trump.

Em março, Räsänen foi inocentada das acusações de discurso de ódio por afirmar repetidamente sua crença de que o casamento deveria ser entre um homem e uma mulher. Mas sua batalha legal continua enquanto a promotoria recorreu da decisão a um tribunal superior.

Ela falou com o The Christian Post antes de sua participação em um painel de discussão na cúpula focado na liberdade religiosa no Hemisfério Ocidental na quinta-feira.

Diante da possibilidade de prisão de até seis anos, a deputada de 62 anos atribuiu sua acusação ao fato da Finlândia se tornar um “mundo pós-cristão” onde “os valores cristãos são, de fato, uma minoria”.

“A mudança foi tão rápida que é difícil entender o que está acontecendo”, disse ela.

Como esposa de um pastor luterano e ex-presidente dos democratas cristãos finlandeses, Räsänen acredita que os valores cristãos são “alvos” no tribunal criminal como parte da “quebra da virtude e do desafio dos valores cristãos” que agora é “muito visível em nossas sociedades”.

No caso de Räsänen, ela enfrentou acusações de discurso de ódio por causa de um livro que escreveu há 18 anos intitulado Masculino e Feminino Ele os criou: relacionamentos homossexuais desafiam o conceito cristão de humanidade e um tweet de 2019 questionando a promoção da Igreja Luterana Finlandesa do “mês do orgulho LGBT”. Ela enfrentou uma terceira acusação por comentários que fez em um programa de rádio sobre homossexualidade.

O bispo Juhana Pohjola, da Diocese da Missão Evangélica Luterana da Finlândia, foi acusado de discurso de ódio por publicar o livro de Räsänen.

Räsänen insiste que ela não tem má vontade em relação aos homossexuais e sugeriu que aqueles que a acusam de praticar discurso de ódio são os que se interessam pelo ódio.

“Todos nós somos pecadores e precisamos de Jesus. Mas agora, acho que há um ódio pesado contra os valores cristãos em nossa sociedade”, disse Räsänen. “Se você fala sobre questões de gênero – que existem dois gêneros ou que o casamento pertence a uma mulher e um homem – isso desperta ódio contra você em nossa sociedade”.

Räsänen disse que “nunca pensou” que seria processada por expressar apoio a “doutrinas cristãs clássicas sobre casamento e sexualidade”, ao discutir abertamente seus “valores cristãos” e crenças sobre “casamento e santidade da vida humana” ao longo de seu tempo em Parlamento.

“Nada mudou em minha fé e em minha convicção, mas de repente eu me tornei uma criminosa por causa desse ódio”, disse ela.

“O mundo mudou”, concluiu. “Acho que minha convicção não mudou, mas o mundo mudou muito [rapidamente] na Finlândia e acho que também em outros países ocidentais, países pós-cristãos.”

Descrevendo a mudança cultural como “muito alarmante”, Räsänen acredita que os cristãos devem “acordar para ver o que está acontecendo” porque sua experiência prova que “está cada vez mais difícil” para os cristãos expressar sua fé publicamente.

“Temo que isso leve a algum tipo de autocensura. Se você for rotulado de cristão conservador, isso prejudicaria sua carreira ou sua aceitação social”, afirmou. “Então, esses tipos de problemas são muito atuais na sociedade finlandesa.”

Embora ela “esperasse que o promotor tivesse ficado satisfeito com a absolvição”, ela vê seu caso indo para um tribunal superior como uma oportunidade “para obter um precedente e obter uma orientação mais pesada para possíveis outros casos semelhantes na Finlândia e também na Europa.”

Ela elogiou sua absolvição de acusações de crimes de ódio por um Tribunal Distrital de Helsinque como “uma vitória para mim”. Ainda assim, ela disse que uma “possível vitória do Tribunal de Apelação e especialmente da Suprema Corte” é uma “vitória ainda maior para a liberdade de expressão… e a liberdade de religião” porque criaria “orientação legal para outros casos”.

“Acho que tudo isso está nas mãos de Deus e acredito em Sua orientação de que há algum significado para que esse processo continue”, acrescentou.

Räsänen disse que a provação e sua plataforma com a mídia finlandesa ofereceram uma oportunidade para “manter os valores bíblicos em público e também testemunhar sobre Jesus” e dar às pessoas “a resposta ao problema do pecado que Jesus morreu por todas as pessoas e que isso é o caminho para a salvação.”

Embora a Finlândia tenha uma Constituição que “garante a liberdade de expressão e a liberdade de religião”, Räsänen está preocupada que “a influência da ideologia LGBT é muito forte na sociedade finlandesa e algum tipo de cultura desperta está criando uma cultura de cancelamento em nossa sociedade e está estreitando essas liberdades.”

Räsänen lamentou, “temos agora algum tipo de totalitarismo totalitário e ideológico”. Ela citou os esforços para convencer as empresas de mídia social a censurar o “discurso de ódio” no Parlamento finlandês e na União Europeia como exemplos do surgimento dessa ideologia.

Räsänen espera que seus comentários na Cúpula Internacional de Liberdade Religiosa “incentivem as pessoas a usar seus direitos e falar abertamente”.

“No início, quando o julgamento em janeiro começou, [o] promotor disse que não seria sobre a Bíblia”, lembrou Räsänen. “Ela começou a fazer perguntas sobre a Bíblia, sobre questões teológicas, ela até citou alguns versículos do Antigo Testamento e queria mostrar que há muito discurso de ódio na Bíblia.”

Räsänen sustentou que o promotor classificou a doutrina cristã de “ame o pecador, odeie o pecado” como “insultante e difamatória” porque “de acordo com ela, você não pode fazer distinção entre a identidade da pessoa e suas ações, então se você condena o ato , você também condena o ser humano e o considera inferior.”

Ela recuou nessa análise, classificando a ideia de “amar o pecador” e “odiar o pecado” como “o núcleo do cristianismo e a mensagem da Bíblia”.

“Se isso for negado, se esse tipo de discurso e ensino for negado, então também o núcleo do cristianismo está morto”, afirmou ela.

Folha Gospel com informações de The Christian Post

SIGA O FOLHAGOSPEL NO INSTAGRAM: @FOLHAGOSPEL

Comentários