Preso lendo a Bíblia na cadeia (Foto: canva)
Preso lendo a Bíblia na cadeia (Foto: canva)

Segundo relatos, dois pastores da Eritreia estão presos há mais de 7.000 dias no país da África Oriental.

O apresentador de rádio do Voice of the Martyrs, Todd Nettleton, disse esta semana no podcast The Global Lane que os dois homens foram levados no início dos anos 2000, informou a CBN News .

“Ambos os pastores faziam parte da Igreja do Evangelho Pleno na Eritreia, em 2002, o governo chamou os líderes da maioria das igrejas evangélicas do país e disse: ‘Vocês estão fechados'”, disse Nettleton. “Sem mais serviços públicos, e essas igrejas imediatamente foram para a clandestinidade.”

Em 2002, o governo da Eritreia proibiu qualquer culto que não fosse o Islã e a Igreja Evangélica Luterana Ortodoxa e a Igreja Católica Romana. Muitas das outras igrejas, incluindo as cristãs, tornaram-se igrejas clandestinas.

No entanto, cristãos foram detidos e encarcerados à luz da nova lei, incluindo dois da Igreja do Evangelho Pleno, que foram presos em 2004.

Os dois homens eram Haile Naigzhi, líder da Full Gospel Church, e Dr. Kiflu Gebremeskel, presidente da Eritrean Evangelical Alliance.

Eles ainda não foram condenados ou julgados na Eritreia.

Naizghe havia trabalhado anteriormente com a Visão Mundial. Ele foi preso em maio de 2004 e levado para uma delegacia.

Gebremeskel, um ex-professor de matemática, também foi preso e levado de sua casa em maio de 2004.

Os dois homens foram transferidos para uma prisão de segurança máxima, Wengel Mermera Central Criminal Investigation Center.

Em 2016, a família de Naigzhe disse em entrevista ao World Watch Monitor que eles haviam se mudado do país por temer por sua segurança.

“Nós nos sentimos mais seguros aqui”, disse a esposa de Naigzhi. “Podemos servir a Deus livremente. Também estou feliz porque as crianças estão em uma boa escola.”

Mas ela também disse que sente falta do marido.

“É difícil, mas nos apegamos a Jesus”, disse ela.

Em 2019, o Church in Chains informou que Naizghe estava bem de saúde na prisão, mas não houve outras atualizações sobre o pastor.

Gebremeskel foi flagrado ao longo dos anos visitando hospitais enquanto estava sob custódia, incluindo uma vez em 2014 e novamente em 2021. Gebremeskel é casado e tem quatro filhos.

Folha Gospel com informações de Christian Headlines

Comentários