A pesquisa eleitoral, divulgada nesta terça-feira (2), pelo Instituto Paraná Pesquisas, mostra a intenção de voto e o potencial eleitoral dos candidatos à Presidência da República e indica como votará cada grupo religioso.
De acordo com a pesquisa eleitoral, Lula (PT) tem liderança isolada entre os católicos, grupo religioso que representa 50% dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha feita em 2020.
O presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, está na frente na intenção de voto dos evangélicos, religião de 31% dos brasileiros, segundo a mesma pesquisa.
A pesquisa eleitoral agrupou os eleitores de outras religiosidades com os que não possuem religião. Nessa parcela, Lula lidera com 46% de intenção de voto, enquanto Jair Bolsonaro apresenta 26%. Ciro Gomes (PDT), marca 10,8%.
A pesquisa
No geral, a Pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira (2/8), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 30,5% e Bolsonaro 26,9% das intenções de voto para as eleições de outubro, o que resulta num empate técnico por causa da margem de 2,2% de erro.
A porcentagem de quem não sabe/não respondeu (31,5%) é maior que a estimativa de Lula, primeiro colocado. O levantamento foi contratado pela BGC Liquidez Distribuidora de Títulos Mobiliários Ltda.
Para esta rodada, foram realizadas 2020 entrevistas pessoais, em 26 Estados e no Distrito Federal. A coleta de dados ocorreu entre os dias 28 de julho e 01 de agosto de 2022, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas.
Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais.
Datafolha: Voto evangélico e das mulheres
A última pesquisa da Datafolha, divulgada na quinta-feira, 28 de julho, mostrou que o Presidente Jair Bolsonaro ganhou terreno com as eleitoras, passando de 21% para 27%. Embora ele ainda esteja muito atrás de Luiz Inácio Lula da Silva, este é um sinal positivo para a campanha eleitoral de 2022 de Bolsonaro. Seus estrategistas o têm incitado a apelar para as mulheres eleitoras, e ele parece estar fazendo progressos.
Bolsonaro está liderando Lula no voto evangélico em 43% a 33%. Entretanto, Lula lidera Bolsonaro entre as mulheres católicas em 52% a 25%. A campanha de Bolsonaro tem insistido para que Michelle participe mais dos eventos eleitorais. Eles acreditam que as críticas de que ela é subserviente a seu marido são de mulheres eleitoras da esquerda que já estão fora de alcance para o presidente.
Datafolha: Jovens evangélicos
Em relação aos jovens evangélicos entre 16 e 29 anos, em 12 capitais do País a pesquisa Datafolha mostrou um empate técnico entre o Bolsonaro e Lula.
Bolsonaro tem 36% das intenções de voto e Lula 30%. A margem de erro é de três pontos porcentuais para cima ou para baixo, o que mostra o cenário equilibrado entre ambos.
Para o levantamento, foram ouvidos 935 jovens e adolescentes entre 16 e 29 anos em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém.
Folha Gospel com informações de TV Jornal e Terra Brasil