A Sociedade Bíblica do Brasil promove a edição de 2012 do Encontro de Pessoas com Deficiência Visual que será celebrado no dia 22 de setembro, no Museu da Bíblia (MuBi). O evento será comemorativo aos 10 anos da Bíblia em Braile

O encontro, que terá início às 8 horas, deverá reunir cerca 400 pessoas, entre deficientes visuais e representantes de instituições que trabalham com este público. A iniciativa integra o programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual, mantido há mais de 15 anos pela SBB.

[img align=left width=300]http://images.christianpost.com/portugues/middle/54094/biblia-em-braile.jpg[/img]“Nestes 10 anos de Bíblia em Braile, o balanço que fazemos é que sempre existe algo a mais a ser realizado, no que se refere à inclusão e acessibilidade. Ao permitir que também os cegos tenham acesso às Sagradas Escrituras, a publicação tem estimulado iniciativas ainda mais desafiadoras, como o desenvolvimento de porções bíblicas na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)”, ressalta o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert.

A SBB produz, desde 2002, a Bíblia Sagrada completa em braile, na língua portuguesa. De acordo com a SBB, examplares dessa Bíblia são distribuídos gratuitamente a mais de 2,5 mil pessoas cadastradas. “Número que pode ser ampliado com a ajuda de mais pessoas”, ressalta a organização. A ajuda pode ser dada tanto na divulgação do projeto como em ofertas que visem a sua manutenção e ampliação.

Em sua sexta edição, o Encontro de Pessoas com Deficiência Visual terá uma programação de palestras e atrações artísticas, utilizando recursos como a audiodescrição e interatividade. Estão previstas palestra e projeção de vídeo sobre os “10 Anos da Bíblia em Braile” e narração da história Davi e Golias.

Os participantes também conhecerão os vencedores do IV Concurso Literário, de contos e poesias, criado pela SBB com o objetivo de estimular a criatividade de autores, com deficiência visual ou não, e incentivar a leitura e a escrita em tinta e em braile. Neste ano, o tema proposto foi Bíblia em Braile em minha vida: 10 anos de história.

Entre as organizações de apoio ao deficiente visual convidadas para o evento, estão Dorina Nowill, Laramara, Cadevi, Adeva, URDV e Instituto de Cegos Padre Chico. A organização com maior número de participantes será premiada. A SBB disponibilizará transporte gratuito para o local a partir da estação do Metrô Santa Cruz (em frente ao Colégio Arquidiocesano), às 7h15, e da estação de trem de Barueri, às 8 horas.
[b]
A Bíblia em Braile
[/b]
A Bíblia em braile é composta por 38 volumes, com texto bíblico na Nova Tradução na Linguagem de Hoje, uma tradução que adota estrutura gramatical e linguagem mais próximas da falada pelo brasileiro. Ela foi idealizada com o objetivo de ser mais acessível à maioria das pessoas com deficiência visual, alfabetizadas em braile.

Os volumes da Bíblia em Braile são fornecidos gratuitamente pela SBB aos deficientes visuais cadastrados no programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual. Os inscritos no programa recebem um volume da publicação a cada trimestre. O programa tem contribuído no processo de inclusão social, desenvolvimento cultural, amparo espiritual e na reabilitação das pessoas com deficiência visual.

Para maiores informações, acesse o site www.sbb.org.br ou entre em contato pelos telefones 0800-727-8888 e (11) 3474-5733.

[b]Fonte: The Christian Post[/b]

Comentários