Inspetores designados pelo Papa Bento 16 teriam como objetivo “ajudar a Igreja a avaliar a eficácia das diretrizes dadas aos bispos”.
Os inspetores designados pelo Papa Bento 16 para examinar a situação da Igreja irlandesa depois dos escândalos de pedofilia afirmaram sua disposição de se reunir com as vítimas dos abusos sexuais por parte do clero, informou o Vaticano nesta sexta-feira.
A primeira fase da investigação realizada nas quatro dioceses envolvidas (Armagh, Dublim, Cashel e Emly) assim como em instituições religiosas e seminários será arquivada na Páscoa de 2011, segundo o programa dos inspetores papais.
O Vaticano precisou que os chamados “visitadores apostólicos”, entre eles um cardeal britânico, um americano e dois canadenses, estão dispostos a se reunir com as pessoas que “foram feridas profundamente pelos abusos sexuais e que desejam ser ouvidas”.
O objetivo a inspeção é “ajudar a Igreja a avaliar a eficácia das diretrizes dadas aos bispos”.
Os inspetores apresentarão um relatório, que será analisado em maio e a partir do qual serão estabelecidas as novas etapas a seguir.
[b]Fonte: Folha Online[/b]