Uma marcha de oração organizada por igrejas evangélicas na Espanha. (Foto: Protestante Digital)
Uma marcha de oração organizada por igrejas evangélicas na Espanha. (Foto: Protestante Digital)

O número de evangélicos na Espanha, bem como a quantidade de igrejas plantadas, continua aumentando, segundo números de 2023 publicados pelo ministério Evangelismo em Profundidade (EVAF), que estuda a evolução estatística do evangelicalismo desde 1996.

Seu diretor, Máximo Álvarez, confirmou ao site de notícias espanhol Protestante Digital que o crescimento evangélico tem sido notável nos últimos anos, mas expressou sua esperança de que os materiais que estão distribuindo ajudem as igrejas a “se tornarem conscientes” da grande necessidade de evangelizar e plantar novas congregações.

Duas décadas de forte crescimento

Em termos de décadas, o crescimento mais forte ocorreu principalmente nas duas primeiras décadas do século XXI, graças especialmente à chegada de migrantes da América Latina, África e Europa. Iniciativas conjuntas de evangelização e plantação de igrejas também estão impulsionando este crescimento constante.

“Há muitas décadas existem igrejas e ministérios com esta visão de plantar igrejas onde ainda não há local de culto evangélico”, explicou Álvarez.

A EVAF salienta que já existem mais de 1.000 cidades com igreja evangélica, mas 7.124 municípios ainda não foram alcançados.

Além disso, “há 542 cidades com mais de 5 mil habitantes sem igreja evangélica”, além de “grandes bairros nas cidades, onde não há igreja em grandes áreas”.

Muito para conseguir

Alvarez acredita que a visão de plantação de igrejas está sendo fortalecida “com plataformas como Rede de Multiplicação, M4 e outras”, mas ainda há uma grande necessidade de “encorajar a liderança a prestar mais atenção à missão doméstica, e isso significa facilitar a formação de plantadores de igrejas”.

A fim de tornar as igrejas mais conscientes do desafio atual, Alvarez incentiva a realização de “semanas missionárias” onde os dados fornecidos pela EVAF são partilhados. “Cada igreja tem que plantar uma ou duas congregações e em 2035 teríamos um mapa completo”, explica Álvarez.

Um exemplo de iniciativa evangelística é a distribuição massiva de literatura que tem ocorrido em Sevilha e Cádiz nestas semanas, como parte de um plano de ação conjunto com a colaboração das igrejas locais e da organização missionária OM. O plano é repetir isto em todas as províncias da Andaluzia e estendê-lo a todo o país.

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus

Comentários