Crucifixo com a bandeira da Espanha (Foto: Domínio Público)
Crucifixo com a bandeira da Espanha (Foto: Domínio Público)

A afiliação católica na Espanha continua em declínio ano após ano, de acordo com dados coletados nas pesquisas mensais realizadas pelo Centro de Pesquisas Sociológicas (CIS) oficial.

Nos últimos cinco anos, a porcentagem de pessoas que se identificam como católicas (praticantes e não praticantes) caiu mais de 12 pontos percentuais.

Enquanto cada vez menos pessoas se identificam com a fé católica romana, aqueles que se identificam como ateus, agnósticos ou indiferentes à religião aumentaram em quase 14 pontos percentuais no mesmo período.

De acordo com esse centro de pesquisa oficial, os católicos praticantes são 17,8%, os católicos não praticantes são 36,6%, enquanto os adeptos de outra religião representam 3,2% da população.

Aumento dos indiferentes e dos não crentes

Em 2020, o CIS acrescentou a categoria “indiferente, não crente”, diferenciando-a de “agnóstico (não nega a existência de Deus, mas também não a descarta)” e “ateu (nega a existência de Deus)”.

Assim, em julho de 2024, 12,7% se identificam como “indiferentes, não crentes”, 16,1% como “ateus” e 12,1% como “agnósticos”. Juntos, os três grupos representam mais de 40% da população espanhola.

Evangélicos, entre 1% e 2%?

Quanto às minorias religiosas, o CIS não pergunta especificamente sobre nenhuma outra religião além do catolicismo em seus barômetros mensais.

Isso dificulta a identificação da religião de 3,2% da população, o número mais alto no período de cinco anos.

Os dados oficiais mais recentes sobre crenças religiosas, coletados pelo Observatório do Pluralismo Religioso na Espanha (outra entidade estatal), apresentaram números mais altos para as minorias religiosas. O estudo mais recente é de 2018. Então, 2% dos protestantes, 1,5% dos muçulmanos e 1,1% dos cristãos ortodoxos foram identificados.

A participação em liturgias religiosas também caiu significativamente, pois um relatório recente da PR Agency concluiu que 80,4% das pessoas na Espanha não praticam nenhuma religião.

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus

Comentários