Estátua do deus Baphomet ao lado de um monumento dos Dez Mandamentos no estado de Arkansas, EUA
Estátua do deus Baphomet ao lado de um monumento dos Dez Mandamentos no estado de Arkansas, EUA

Nos Estados Unidos, a inauguração de uma estátua do deus Baphomet ao lado de um monumento dos Dez Mandamentos causou confusão.

A imagem, representada por um homem-bode permanecerá em frente à sede do governo do estado de Arkansas, na capital Little Rock.

Financiada pela organização do Templo Satânico, a escultura seria um protesto contra o símbolo cristão que tinha sido colocado na cidade. O grupo luta na justiça para que suas práticas religiosas tenham os mesmos direitos do cristianismo.

Com cerca de 2,5 metros, a criatura com cara de bode sentado em um trono e cercado por duas crianças estará temporariamente em frente ao Capitólio estadual. No entanto, seus idealizadores entraram com processos para que seja uma exposição permanente.

Eles alegam que deveriam gozar dos mesmos direitos de liberdade religiosa que outras formas de culto.

“Se você vai erguer um monumento religioso, então deve estar aberto a outros, e se você não concorda com isso, então não tenhamos nenhum”, argumentou Ivy Forrester, co-fundadora do templo.

A estátua representando Satanás gerou protestos da comunidade cristã. Jason Rapert, um importante político conservador, descreveu a imagem como “ofensiva” e prometeu lutar por sua retirada. Ele foi o autor do projeto que permitiu a colocação de um monumento com os Dez Mandamentos no mesmo lugar.

Rapert disse que respeita os direitos de todos de praticar sua religião, mas acredita que o Templo Satânico é composto por “extremistas”. Além dos satanistas, um grupo de ativistas ateus também participou da inauguração da estátua. Vários oradores fizeram discursos, argumentando que o monumento bíblico ao lado violava a separação entre Igreja e Estado.

Cerca de 150 pessoas participaram do evento. Havia um grupo menor de cristãos protestando a poucos metros de distância, segurando cartazes com os versos da Bíblia e cantando hinos.

Fonte: Pleno News