De acordo com um novo estudo, os americanos que leem e se envolvem com a Bíblia regularmente têm mais probabilidade do que os não leitores da Bíblia de caminhar diariamente com esperança.
A pesquisa do American Bible Study fez perguntas aos americanos da chamada Persevering Hope Scale, um teste de avaliação psicológica popular entre os pesquisadores. Ele usa frases que estão livres da linguagem bíblica.
“Ao lidar com as lutas da vida, as pessoas que se envolvem com a Bíblia têm muito mais esperança do que outras”, disse o relatório.
A Persevering Hope Scale (Escala de Esperança Perseverante) pede aos indivíduos que classifiquem suas respostas a uma série de perguntas em uma nota de 1 (nada) a 5 (muito). A Escala de Esperança Perseverante pergunta: “Quando um resultado que desejo parece improvável ou mesmo impossível, eu…
— “Estou determinado a ver as coisas até o fim.
— “Vou continuar tentando.
— “Não vou desistir.
— “Estou motivado a esperar por um resultado bem-sucedido.”
Na maioria dos grupos de pessoas, as pontuações foram semelhantes no estudo da American Bible Society. Homens e mulheres, por exemplo, pontuaram 3,8 cada. Também houve poucas diferenças geracionais, com os Boomers marcando 3,8 e os Anciãos marcando 3,7.
Entre todos os americanos, a pontuação média foi de 3,8.
No entanto, entre os americanos que estão “engajados com as Escrituras”, a pontuação foi de 4,1. Os americanos que são “desengajados com a Bíblia” marcaram 3,7.
“Em um campo com pouca variação, esses são efeitos significativos”, disse o relatório. “Nenhum outro grupo demográfico teve uma pontuação tão alta. Aparentemente, aqueles que leem a Bíblia regularmente, que vivem e pensam de acordo com seus ensinamentos, encontram recursos que os mantêm em movimento, mesmo em tempos difíceis.”
O relatório define os “envolvidos com as Escrituras” como aqueles que: 1) dizem que a Bíblia impacta suas vidas diárias, 2) dizem que ajuda a guiar seus relacionamentos com Deus e com os outros e 3) dizem que leem/ouvem a Bíblia regularmente.
A Bíblia ensina os cristãos a se encherem de esperança, observou o relatório.
“Este foi claramente o caso nos tempos do Novo Testamento, quando o livro de 1 Pedro foi escrito para os cristãos que enfrentavam oposição à sua fé”, disse o relatório. “’Estai sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que tendes’ ( 1 Pedro 3:15 ). Apesar dos desafios da vida, os crentes demonstraram uma esperança perseverante que era notável, suscitando perguntas sobre de onde ela vinha. Esta pesquisa sugere que ainda é verdade hoje.”
A pesquisa faz parte do relatório State of the Bible 2023 da American Bible Society.
Folha Gospel com informações de Christian Headlines