A última pesquisa Datafolha mostra que a maioria dos brasileiros afirma ser contra a prática da eutanásia. O ato que abrevia a vida de um doente incurável é reprovado por 57% dos entrevistados pelo instituto.

No levantamento realizado nos dias 19 e 20 de março, 36% responderam que são a favor da prática, que é considerada crime no país. Somente 2% dos pesquisados são indiferentes ao tema, enquanto 5% não souberam responder.

A reprovação da eutanásia é maior entre os que ganham menos, entre os mais jovens e entre os menos escolarizados, mostra a pesquisa.

Entre os que declaram ter renda salarial mensal de até dois salários mínimos, o índice de reprovação sobe para 63%. O percentual dos contrários à eutanásia cai para 38% entre os com renda mensal de mais de dez salários mínimos.

Entre os que completaram o ensino fundamental, a reprovação atinge 60%, contra 44% entre os que disseram ter concluído o ensino superior.

A reprovação à eutanásia também é maior na região Nordeste do país, onde 63% dos entrevistados se dizem contrários a tal prática. O mesmo índice cai para 48% entre os pesquisados na região Sul.b

Fonte: Folha de São Paulo