Há um vídeo em espanhol e mensagens circulando nas redes sociais sobre o assassinato de 24 cristãos na Turquia, duas semanas antes dos terremotos que atingiram o país.
No vídeo falso, um pastor diz que recebeu uma mensagem de um missionário da Turquia dizendo que o terremoto seria um castigo de Deus por 24 missionários terem sido mortos em praça pública por serem cristãos. Isso teria ocorrido duas semanas antes do terremoto que já matou mais de 30 mil pessoas, na Turquia.
“Duas semanas antes do terremoto destruir parte da Turquia,eles mataram 24 missionários por serem cristão derramaram o sangue deles em praça pública Deus não iria ficar sem resposta Aí dos que tocam nos ungidos de Deus que fazem a sua obra com obediência“, diz a mensagem que acompanha o vídeo.
O pastor questiona o interesse das pessoas em orar pela Turquia e diz que é necessário interceder para que os cristãos como ele sejam protegidos de ações como essas.
O texto que circula é vago, alarmista, tem erros de ortografia e não cita qualquer fonte confiável que confirme a história. Nem o nome de uma cidade é citada, apenas de um país e um missionário.
Também não há interesse em comunicar as autoridades internacionais sobre a violação do direito humano de crença. Se a informação fosse correta, o fato deveria ser denunciado.
Além disso, na mensagem, o pastor parece desencorajar a oração pela Turquia e sugestiona que o terremoto seja uma punição de Deus pela morte dos cristãos, porém, a tragédia não só matou quem é de outras religiões como também vitimou cristãos no país.
Conclui-se então, que é falsa a informação que aponta que 24 missionários cristão foram mortos na Turquia duas semanas antes do terrível terremoto de 2023 no país. A história surgiu do nada e está alardeada sem qualquer prova e muito sensacionalismo.
Folha Gospel com informações de Boatos.Org e Portas Abertas