A Fifa está prestes a implementar uma lei que proíbe os jogadores de exibirem qualquer tipo de mensagem religiosa em campo de jogo. De acordo com o porta-voz da entidade, Andréas Herren, a nova determinação foi formulada em respeito à liberdade de credo das pessoas e deverá ser aprovada durante a próxima reunião da entidade em Zurique.
– O que para uns é sagrado e valioso, para outros pode ser encarado como provocação – declarou o porta-voz da entidade.
Herren explicou que, uma vez aprovada a determinação, os jogadores que trouxerem publicidade religiosa em seus uniformes serão multados, e suas equipes também serão punidas.
– Esta é a forma mais simples de prevenir problemas no futebol – afirmou o porta-voz.
Crítica
O meia Marcelinho Carioca, do Santo André, afirmou no último sábado que não aprova a nova norma da FIFA, que consiste na proibição da exibição de mensagens religiosas pelos atletas durante as partidas oficiais.
O jogador afirma que todo ser humano tem direito à liberdade de expressão e que a fé não é prejudicial ao futebol sua imagem. O atleta afirma que, atualmente, existem outros problemas realmente sérios que deveriam ser resolvidos pela entidade.
Entre estes problemas, o Pé de Anjo citou a violência nos estádios e a corrupção que assombra alguns dos principais campeonatos europeus. A decisão da FIFA ainda não foi tomada, sendo que a nova norma ainda está em avaliação e ainda não tem validade.
Fonte: Em Sergipe e Bola Rolando