Cerca de um mês depois de retornar da Ucrânia, o evangelista Franklin Graham anunciou que voltará ao país devastado pela guerra para entregar uma mensagem especial no domingo de Páscoa em meio à invasão da Rússia que já matou mais de 1.700 civis, incluindo 139 crianças.
“Vou voltar para a Ucrânia para pregar uma mensagem de Páscoa”, escreveu Graham, que dirige a Samaritan’s Purse e a Billy Graham Evangelistic Association, nas mídias sociais.
Na Páscoa, acrescentou, “celebramos a razão de nossa esperança – JESUS ESTÁ VIVO!”
O evento incluirá música de um coral ucraniano de 80 pessoas, muitos dos quais foram deslocados pela guerra, diz o site da BGEA .
Sua mensagem de Páscoa vai ao ar na Fox News ao meio-dia ET em 17 de abril.
“Minha mais profunda gratidão ao amigo de meu pai Billy Graham, Sr. Rupert Murdoch, que está fornecendo o tempo de transmissão na televisão para isso”, compartilhou Graham.
Desde que a Rússia começou sua invasão em 24 de fevereiro, estima-se que pelo menos 1.766 civis foram mortos e 2.383 ficaram feridos a partir de uma atualização de sábado das Nações Unidas. Entre os mortos estão 129 crianças. Desde o início da invasão, mais de 10 milhões de pessoas na Ucrânia foram forçadas a fugir de suas casas.
No mês passado, Graham viajou para a Ucrânia enquanto seus ministérios estão ajudando os ucranianos necessitados.
Após seu retorno, Graham falou sobre os esforços da Samaritan’s Purse para ministrar e ajudar os ucranianos que fogem das regiões de seu país alvo das tropas russas.
A organização estabeleceu um hospital de campanha no oeste da Ucrânia.
A instituição de caridade com sede na Carolina do Norte está operando clínicas médicas e distribuindo itens de socorro por meio de 3.000 parceiros da igreja na Ucrânia e na Moldávia. A caridade fez cinco transportes aéreos, entregando mais de 185 toneladas de suprimentos desde 4 de março.
“Você tem pessoas que são diabéticas, você tem pessoas com problemas cardíacos, pressão alta, todos esses tipos de coisas são apenas problemas normais da vida cotidiana”, disse Graham. “Além disso, há muitas pessoas feridas devido ao bombardeio. E assim, você tem que jogar isso na mistura.”
Entre as clínicas médicas que a Samaritan’s Purse estabeleceu está uma clínica 24 horas em uma estação de trem em Lviv e outra em uma rodoviária da cidade. Uma terceira clínica está localizada em Chernivtsi, no sudoeste da Ucrânia.
A Samaritan’s Purse tem mais de 150 funcionários na região e trata mais de 100 pacientes por dia. A organização atendeu mais de 2.400 pacientes em todos os seus locais médicos na semana passada.
No início deste mês, Graham instou o presidente russo Vladimir Putin e o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy a concordar com um cessar-fogo durante os 10 dias de observância da Páscoa.
“Escrevi para Putin e Zelenskyy pedindo um cessar-fogo de 15 a 24 de abril”, escreveu Graham no Facebook .
“Compartilhei com eles que convocarei igrejas na Ucrânia, Rússia e em todo o mundo para se unirem em oração durante esses 10 dias”, escreveu Graham. “Que possamos humildemente nos unir diante do Rei dos reis e do Senhor dos senhores, o Príncipe da Paz, para pedir Sua ajuda e misericórdia.”
Graham escreveu que esperava que, se eles pudessem concordar com um cessar-fogo de 10 dias, então “talvez eles possam parar de lutar por duas semanas”.
“Se eles pararem por duas semanas, talvez possam parar por um mês”, acrescentou. “Se eles pararem por um mês, talvez possam parar de vez. Você tem que começar em algum lugar.”
Graham, filho do lendário evangelista Billy Graham, disse que o conflito mortal é “um desastre causado pelo homem, uma crise humanitária histórica.
Ele acredita que “Deus é a única solução”.
Folha Gospel com informações de The Christian Post