George Foreman, campeão mundial de boxe peso-pesado, medalhista de ouro olímpico e pastor cristão, morreu na sexta-feira aos 76 anos.
“Nossos corações estão partidos”, dizia um anúncio na página de Foreman no Instagram.
“Com profundo pesar, anunciamos o falecimento do nosso amado George Edward Foreman Sr., que partiu pacificamente em 21 de março de 2025, cercado por entes queridos”, dizia o texto.
“Humanitário, atleta olímpico e bicampeão mundial dos pesos pesados, ele era profundamente respeitado — uma força do bem, um homem de disciplina, convicção e um protetor de seu legado, lutando incansavelmente para preservar seu bom nome — por sua família.
“Somos gratos pela demonstração de amor e orações e pedimos gentilmente privacidade enquanto honramos a vida extraordinária de um homem que tivemos a bênção de chamar de nosso.”
Foreman ganhou uma medalha de ouro olímpica no boxe nos Jogos Olímpicos de 1968 na Cidade do México quando tinha 19 anos e ganhou o campeonato mundial dos pesos pesados cinco anos depois em um nocaute sobre Joe Frazier em dois rounds em 1973. Ele perdeu esse título para Muhammad Ali no “Rumble in the Jungle” em 1974.
Aos 45, “Big George” recuperou o título dos pesos pesados em 1994, quando derrotou Michael Moorer, tornando-se o boxeador mais velho a vencer o campeonato. Em 1977, Foreman se aposentou do boxe após uma experiência de quase morte que o levou ao Senhor.
Em uma entrevista de 2023 ao The Christian Post, Foreman relembrou como, em seu camarim em Porto Rico, ele entendeu a verdade do Evangelho pela primeira vez.
“Eu estava morto. Não havia mais nada de mim”, ele disse. “Eu encarei o nada, nenhuma esperança. Fui tirado deste lugar sujo e me deram uma segunda chance de viver. Isso me manteve com os pés no chão.”
Determinado a passar o resto de sua vida compartilhando o Evangelho, Foreman se tornou ministro e, em 1980, fundou A Igreja do Senhor Jesus Cristo.
“Você chega a um ponto na sua vida e percebe que a única coisa importante na sua vida é [ser] um evangelista”, disse Foreman na entrevista.
“’Evangelístico’ é a palavra que tem sido tão poderosa para mim em minha vida. Se algo acontecesse comigo amanhã… Eu sei que fiz um bom trabalho, e estou feliz com isso, tentando soletrar para o mundo, ‘Jesus Cristo tornou-se vivo em mim.’”
O caminho de Foreman para o sucesso não foi fácil: Nascido em 1949 em Marshall, Texas, ele era um dos sete filhos e teve uma infância problemática definida por instabilidade, violência e pobreza. Depois de abandonar a escola na 10ª série, Foreman começou a abusar do álcool e a se envolver em crimes violentos nas ruas do Fifth Ward de Houston.
Em 1965, ele deixou Houston para o Job Corps na Califórnia, um programa desenvolvido para ajudar jovens desfavorecidos, ensinando-lhes habilidades profissionais vocacionais. Foi lá que Doc Broaddus, que era um conselheiro do Job Corps e um treinador de boxe, encorajou Foreman a canalizar sua raiva através do boxe.
Foreman documentou sua história notável em seu livro de 2000, By George: The Autobiography of George Foreman, que mais tarde foi transformado em um grande filme.
Foreman se aposentou do boxe pela última vez aos 48 anos. Em 1994, ele lançou uma marca de churrasqueiras e, desde então, mais de 100 milhões de George Foreman Grills foram vendidas.
Em 1984, ele fundou o George Foreman Youth and Community Center, um lugar não denominacional para jovens que precisam de orientação como ele antes.
“Recebi tantos conselhos de tantas pessoas diferentes, e é uma questão de confiança”, ele disse. “Confie que as pessoas lhe darão conselhos. Ouça quando elas tiverem algo a lhe dizer. E eu acho que essa é a chave para todas as riquezas do mundo, é ouvir as pessoas que se importam com você.”
Foreman disse que o Salmo 1:1 guiou sua vida: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”
“Não importa o que você conquiste, o que você conquiste nesta vida”, ele disse. “O mais importante é manter o foco no verdadeiro prêmio, que é servir a Deus.”
“Encontre Deus, tenha fé em Deus”, Foreman acrescentou. “Não importa o que aconteceu, acredite que todas as coisas são possíveis. Nunca desista da possibilidade e sua vida pode ser transformada e mudada para melhor.”
A notícia da morte de Foreman gerou uma onda de reações nas redes sociais, incluindo uma do também campeão mundial dos pesos pesados Mike Tyson, que compartilhou suas condolências.
“Condolências à família de George Foreman. Sua contribuição ao boxe e além nunca será esquecida”, escreveu Tyson no X.
Charles Barkley, jogador do Hall da Fama da NBA, escreveu: “Eu conheci o Sr. Foreman um pouco, vendo-o em todas as lutas de boxe e sempre perguntei a ele sobre tentar ser um empreendedor quando sua carreira acabasse. Dói muito porque ele foi obviamente um dos maiores boxeadores de todos os tempos, mas apenas um homem gentil, era um pastor. Isso simplesmente dói.”
O governador do Texas, Greg Abbott , disse: “Uma lenda perdida”.
“O mundo conhecia Foreman como um bicampeão dos pesos pesados”, disse o prefeito de Houston, John Whitmire, em uma declaração . “Nós o conhecíamos como um membro orgulhoso de nossa comunidade — um homem cujo coração era tão grande quanto seu poderoso soco.”
Folha Gospel com informações de The Christian Post