Governador Ibaneis Rocha com os bispos
Governador Ibaneis Rocha com os bispos

Uma força-tarefa será criada no Distrito Federal para poder cumprir uma determinação do governador Ibaneis Rocha: destinar áreas para templos religiosos em todos os novos empreendimentos habitacionais.

“A gente precisa planejar esses espaços com áreas para igrejas, escolas, postos de saúde e comércio”, disse o governador. “Não podemos deixar nada de lado. Tudo é muito importante para a comunidade”, completou ele segundo informações do Jornal de Brasília.

A determinação foi dada após uma reunião entre Ibaneis, o arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, e o bispo auxiliar Dom Marcony Vinícius Ferreira.

O decreto que garantirá terrenos para igrejas será elaborado por pelo menos quatro órgãos, entre eles a Coordenação de Assuntos Religiosos e Terceiro Setor.

“Não podemos mais ter invasões ou áreas sem igrejas. É de interesse do governo e da sociedade que sejam reservados esses espaços de forma ordenada”, declarou Kildare Meira, coordenador de Assuntos Religiosos.

Segundo ele, o governo não vai doar nenhum terreno, todos serão pagos. “Elas não têm fins lucrativos, vivem das doações dos fiéis e isto será levado em conta. Mas, sem sombra de dúvidas, têm feito um trabalho social importante”, acrescentou Kildare Meira ao afirmar que o governo vai levar em consideração a densidade populacional dos locais. E, também, os censos para aferir a melhor distribuição dos terrenos conforme a prática das diversas denominações religiosas.

A decisão de Ibaneis é contrária ao do ex-governador Rodrigo Rollemberg que chegou a demolir várias igrejas, ganhando o desafetos de importantes líderes religiosos.

Fonte: JM Notícia