Igreja Católica vazia (Foto: reprodução)
Igreja Católica vazia (Foto: reprodução)

Uma resolução da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) permite o funcionamento de igrejas no Paraná com até 30% da lotação máxima a desde a sexta-feira (22). O protocolo foi publicado na quinta-feira (21). 

Regras criadas pelo Centro de Operações em Emergências (COE) são consideradas rígidas pelo governo para o enfrentamento ao novo coronavírus. O Paraná tem 141 mortes e 2.810 casos confirmados da Covid-19, segundo a Sesa.

O documento, que conta com 34 artigos, também determina que no espaço destinado ao público deverá ser observado o afastamento mínimo de dois metros entre as pessoas e o uso de máscaras.

De acordo com o protocolo, devem ser disponibilizados preferencialmente cadeiras e bancos de uso individualizado. No caso do uso de bancos coletivos, o móvel precisará ser reorganizado e demarcado, de forma a garantir que as pessoas mantenham o afastamento mínimo.

Ainda segundo a normativa, as celebrações religiosas precisam evitar práticas de aproximação entre as pessoas e outras formas de contato físico, como dar as mãos, beijos, abraços, apertos de mãos, entre outros.

Os elementos de ritos religiosos também devem ser entregues na mão do fiel – e não na boca. Os templos e espaços devem dar condições para que as pessoas higienizem as mãos com álcool 70%.

A Sesa não recomenda a participação de pessoas em grupos de risco, como maiores de 60 anos, gestantes, hipertensos e diabéticos.

 Confira a resolução na íntegra.

Fonte: G1

Comentários