Uma importante organização evangélica da Espanha pediu orações e ofereceu condolências públicas às vítimas e familiares do recente acidente ferroviário de Adamuz, na província de Córdoba, Andaluzia, que matou 41 pessoas e deixou centenas de feridos, segundo informações recentes.
A tragédia, descrita como o pior desastre ferroviário do país em uma década, ocorreu quando um trem da Renfe Alvia, que viajava de Málaga para Madri, colidiu com um trem da Iryo que seguia de Madri para Huelva. Pelo menos 292 pessoas ficaram feridas, sendo que 12 receberam atendimento em unidades de terapia intensiva, incluindo quatro crianças, segundo as autoridades.
As equipes de resgate continuam tentando libertar outras pessoas no local da colisão, e autoridades do governo andaluz alertaram que o número de mortos ainda pode aumentar. Acredita-se que algumas vítimas estejam presas sob os destroços dos vagões mais danificados.
A teoria atual para o acidente é uma junta defeituosa entre dois trechos de trilhos, segundo investigadores da Comissão de Investigação de Acidentes Ferroviários. O Ministro dos Transportes, Óscar Puente, observou que o acidente é “extraordinariamente estranho”, visto que a linha férrea havia sido reformada em maio de 2025, a um custo de € 700 milhões (US$ 815,1 milhões).
Após o acidente, a Federação de Entidades Religiosas Evangélicas da Espanha (FEREDE) emitiu um comunicado nas redes sociais convocando as igrejas a se unirem em oração.
“Em vista do trágico acidente ferroviário ocorrido neste fim de semana na cidade de Adamuz (Córdoba), no qual, segundo as primeiras informações, dezenas de pessoas perderam a vida e muitas ficaram feridas, expressamos nossas mais sinceras condolências e a solidariedade de toda a comunidade evangélica às famílias das vítimas, aos feridos e seus parentes”, dizia o comunicado da FEDERE em espanhol.
“Compartilhamos com todos eles o choque e a profunda dor por esta terrível tragédia. Convidamos nossas igrejas e líderes religiosos a se unirem em oração, pedindo a Deus conforto e força para os afetados e sabedoria para as autoridades, equipes de emergência, especialistas e peritos que trabalham para esclarecer as causas do incêndio.”
“Solicitamos também que sejam tomadas as medidas necessárias para reforçar a segurança ferroviária e evitar a repetição de tais eventos lamentáveis.”
“Confiamos na esperança da vida eterna em Cristo e afirmamos, mesmo em meio à dor, a certeza do amor de Deus e de seus propósitos eternos.”
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, visitou Adamuz hoje e declarou três dias de luto nacional oficial.
O rei Felipe VI expressou “consternação e preocupação” em relação à tragédia durante o funeral de sua tia materna, a princesa Irene, em Atenas hoje.
“Os dois trens que sofreram este acidente e com tantas vítimas… parece que, bem, os esforços de resgate ainda não terminaram”, disse Felipe VI. “Estamos em contato com o Presidente do Governo (Primeiro-Ministro) e o Presidente do Governo Regional (da Andaluzia) para saber os detalhes desde ontem à noite.”
“E hoje, assim que terminarmos, voltaremos o mais rápido possível, é claro, para nos mantermos atualizados e possivelmente preparar uma visita à região.”
“Compreendo o desespero das famílias e o elevado número de feridos neste acidente, e estamos todos verdadeiramente preocupados. Em suma, esperamos que recuperem o mais rapidamente possível.”
O rei também confirmou que estavam sendo tomadas providências para ver se ele poderia visitar o local do acidente.
“Estávamos ouvindo o rádio até agora, e de fato, os técnicos e os serviços de emergência ainda estão procurando por possíveis vítimas. A prioridade agora é atender, acompanhar, ajudar e prestar assistência a todas as pessoas afetadas por este acidente brutal.”
A bravura dos moradores de Adamuz que prestaram auxílio no local da colisão do trem também foi elogiada pelo rei, que expressou “palavras de gratidão a eles”.
Folha Gospel com informações de Christian Daily

