Documento da Igreja Católica intitulado “Análise da Conjuntura”, divulgado ontem em congresso internacional em Indaiatuba (SP), critica a ação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva frente à crise econômica e diz que “Lula entregará ao seu sucessor ou sucessora um país em situação tão precária quanto a que recebeu”.
A análise aponta que “o presidente continua dando força ao agronegócio e à mineração, sem atentar para os danos ambientais”, e que isso gerará “a crise ecológica” no país.
“Tudo se passa como se o aumento da produção para a exportação fosse uma solução e não um paliativo que adia a crise econômica, mas antecipa a crise ecológica, que é muito mais grave e que prejudicará mais os mais pobres do que os ricos”, diz trecho do texto de dez páginas assinado por padres e teólogos assessores da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Os religiosos indicam que a política industrial do governo “vai no sentido de favorecer a indústria automobilística, como se ela tivesse futuro”.
A análise foi feita a pedido da CNBB para orientar bispos. Apesar disso, há uma aviso que diz que “este não é um documento oficial da CNBB”.
Fonte: Folha de São Paulo