A igreja católica Santo Redentor, em Ambala, Índia, de 178 anos de idade, sofreu um ato de vandalismo no dia do Natal, com a destruição de uma estátua do Cristo Redentor.
A igreja de 1843 fechou as portas na noite de 25 de dezembro, antes do toque de recolher imposto pelas autoridades locais devido à nova onda de covid-19 no país. Depois, a igreja foi invadida e os invasores cometeram atos de vandalismo, que culminaram na destruição de uma imagem de Jesus Cristo.
Segundo Asia News, agência de notícias católica da Ásia, a comunidade já apresentou uma primeira denúncia à polícia contra dois jovens não identificados, que apareceram nas câmeras de segurança pulando o muro da igreja e forçando a entrada no templo.
O bispo de Simla-Chandigarh, dom Ignatius Loyola Mascarenhas, disse à imprensa que, durante o dia de Natal, “milhares de pessoas de todas as religiões vieram visitar o presépio da igreja”.
“A igreja fechou às 22h30 devido ao toque de recolher das 23h. Acordamos e encontramos a estátua do Redentor em pedaços e algumas luzes quebradas”, lamentou.
Dom Mascarenhas contou que, por causa do ato de profanação, presidiu um “serviço de reparação. “Recordei aos fiéis que o presépio de madeira onde nasceu o Príncipe da Paz já era sinal de sua crucificação”, disse o bispo. “Esta oitava do Natal nos recorda as festas de mártires como Estêvão, João e os santos inocentes. Agora também vemos o mesmo sinal em Ambala. Estamos profundamente tristes, mas nos lembramos das palavras de Jesus na cruz: ‘Pai, perdoa-lhes’”.
O superior provincial dos Redentoristas, padre Ivel Mendanha, disse a Asia News que a igreja atacada “é uma de nossas primeiras fundações na Índia”.
“Neste tempo de luz e amor nos sentimos feridos com este gesto. No entanto, como testemunhas do Redentor, não cederemos à violência, mas nos esforçaremos por oferecer nosso perdão e construir pontes para compartilhar o amor de Jesus”.
Two men allegedly damaged a statue of Jesus Christ at the entry gate of Holy Redeemer Catholic Church last night in Ambala Cantonment. The Church, built in 1848, is one of the oldest in the region and Christmas celebrations ended hours before the incident.@htTweets @HTPunjab pic.twitter.com/9DtTEQO1S0
— Bhavey Nagpal (@rasta_aur_basta) December 26, 2021
Fonte: ACI Digital