Igreja Notre-Dame-du-Travail em Paris (Foto: reprodução)
Igreja Notre-Dame-du-Travail em Paris (Foto: reprodução)

No último domingo, 14 de julho, a Igreja Notre-Dame-du-Travail, localizada no 14º distrito de Paris, capital francesa, foi alvo de um ataque de vandalismo. A violência e o ódio dos profanadores chocaram a comunidade católica local. Os fatos ocorreram entre 20:00 do domingo e a manhã de segunda-feira, 15 de julho.

Os vândalos entraram por meio de arrombamento pela porta de emergência da igreja e picharam várias inscrições de blasfêmia contra a fé cristã.

Entre as frases anti-cristãs pichadas nas paredes e em outros locais da igreja estavam “Submetam-se a Allah”, “A igreja, nós estamos aqui, a primeira parte queima”, “Eu farei a guerra contra você, mundo cristão”, além de outras mensagens de ódio dirigidas ao cristianismo e à Igreja Católica.

Além das pichações blasfemas, os invasores danificaram as portas de alguns armários, reviraram o local de acolhimento, roubaram uma caixa de ofertas e queimaram alguns papéis e objetos na tentativa de iniciar um incêndio. O altar e o tabernáculo foram poupados pelos invasores, contudo, cravaram uma faca na garganta de uma imagem de madeira da Virgem Maria.

Os estragos e a profanação só foram descobertos na manhã da segunda-feira, na hora de abrir o templo. A polícia foi imediatamente acionada e a igreja permaneceu fechada por 24 horas para a coleta de evidências e o início da investigação. Um boletim de ocorrência foi registrado, e a Polícia de Paris está conduzindo as investigações para identificar e capturar os criminosos.

O padre Vincent de Mello, vigário da paróquia, expressou sua consternação diante da invasão e da violência dos atos, mas enfatizou a importância de não responder ao mal com o mal. Em resposta ao ataque, uma Missa de Reparação será celebrada nesta quarta-feira, 17 de julho, às 19 horas, na própria igreja de Notre-Dame-du-Travail (Nossa Senhora do Trabalho).

Infelizmente, incidentes como este não são isolados; ataques a igrejas têm sido uma triste realidade na França. Em 2021, foram registrados 857 atos antirreligiosos contra cristãos, incluindo 752 ataques a locais de culto e cemitérios.

Fonte: Gaudium Press

Comentários