Igreja Episcopal Anglicana do Brasil aprova o casamento gay
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil aprova o casamento gay

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) aprovou, nesta sexta-feira, 1º de junho, a realização de casamentos entre pessoas do mesmo sexo, durante o Sínodo Geral 2018, que acontece em Brasília neste final de semana, uma espécie de câmara composta por bispos, clérigos e leigos.

Foram 57 votos a favor, 3 contra e 2 abstenções. Era a terceira vez que o assunto entrava em discussão.

“A mudança canônica foi aprovada num ambiente pleno do Espírito Santo, amor mútuo e respeito. Foi precedida por um diálogo longo, profundo e espiritual”, diz a Igreja.

De acordo com a instituição, que já é conhecida por também permitir a ordenação feminina ao episcopado, não serão necessárias mudanças litúrgicas, visto que o rito matrimonial foi adequado à neutralidade de gênero desde 2015, e deverá ser usado para a celebração do matrimônio entre duas pessoas de quaisquer gêneros.

“Senti a decisão como resultado da presença e trabalho do Espírito Santo. Isso amplia nossas fronteiras, permitindo que nós possamos ser mais acolhedoras(es) à diversidade no nosso país”, disse o Primaz do Brasil, Bispo Francisco de Assis da Silva.

Representantes internacionais da Igreja na Escócia e Canadá também compareceram. Nos países, o casamento homoafetivo já é realizado nas unidades.

A Igreja Episcopal Anglicana é a terceira maior denominação cristã do mundo, com cerca de 80 milhões de membros, depois da Igreja Católica Romana e das Igrejas Ortodoxas. No Brasil, é estimado que mais de 100 mil brasileiros tenham sido batizados. Com informações do jornal A Tarde.