A torre inclinada de uma igreja holandesa, localizada na cidade de Bedum, pretende para si o título da famosa Torre de Pisa, na Itália.

A construção data do século XII e reivindica o título de “a mais inclinada da Europa”, há séculos reconhecido à torre da localidade italiana de Pisa, que já foi objeto de numerosos congressos e debates.

Jacob van Dijk, um matemático aposentado, disse que as medições efetuadas na torre da Igreja de Walfridus, na cidade holandesa de Bedum, revelaram que a construção é “mais inclinada que a famosa obra arquitetônica italiana”. Na verdade, a Torre de Pisa perdeu parte de sua inclinação em conseqüência de uma obra de restauração por que passou.

Com seus 55,8m de altura, a Torre de Pisa possui uma inclinação de cerca de 4cm, enquanto a torre da Igreja de Walfridus, que mede 35,7m, tem uma inclinação de 2,61cm. “Se ambas as torres tivessem a mesma altura, a edificação de Bedum derrotaria a Torre de Pisa, porque teria 6cm de inclinação” _ argumenta Jacob van Dick.

Fonte: Rádio Vaticano