A Santa Igreja Cristã Ortodoxa (HCOC na sigla em inglês) acaba de indicar o pastor Martin Luther King Jr. para ser nomeado um santo na igreja cristã.

A HCOC, também conhecida como a Santa Comunhão de Igrejas, anunciou que apresentará a nomeação de canonização ao Conselho Mundial de Bispos para iniciar o processo.

[img align=left width=300]http://noticias.gospelmais.com.br/files/2013/07/luther-king-155×220.jpg[/img]A HCOC é uma comunhão ecumênica de igrejas cristãs com 4 milhões de membros em todo o mundo. Membros da Comunhão têm raízes nos ramos católicos, evangélicos e pentecostais da fé cristã.

– King era católico porque ele inspirou a igreja universal, ele era evangélico por causa de suas raízes batistas, e ele era carismático. A Igreja Católica Romana não pode fazer dele um santo, porque ele não era um católico romano. Mas o nosso corpo da igreja pode apresentá-lo a toda a fé cristã, a ser venerado no dia 4 de abril, a data de seu assassinato – afirmou o arcebispo Timothy Paul, Patriarca da Igreja Ortodoxa Cristã e atual presidente do Conselho Episcopal Mundial.

Diferente do processo de beatificação da Igreja Católica Romana, a tradição da Igreja Ortodoxa é a canonização, e em seguida a glorificação. Na fase de glorificação, um ícone é revelado e os cristãos de todo o mundo são convidados a venerá-lo como santo. São cerca de 600 milhões de cristãos ortodoxos em todo o mundo.

[b]Fonte: Gospel+[/b]