A Universal começou uma campanha de arrecadação de alimentos e água mineral para os moradores do Rio de Janeiro afetados pelas enchentes e alagamentos desde a última quarta-feira (14), a #NossoRIOsolidaRIO.
As doações poderão ser recebidas a partir de segunda-feira (19) e serão encaminhadas para os moradores dos bairros atingidos pelas chuvas, que deixaram a cidade em estado crítica.
A central de recolhimento será em Del Castilho, na zona norte do Rio, na avenida Dom Hélder Câmara, 4.242. De acordo com o bispo Jadson Santos, responsável pelo trabalho da Universal no Estado do Rio, quem quiser fazer a doação já neste fim de semana poderá procurar uma das sedes da igreja.
“São 814 Igrejas que estão recebendo as arrecadações. A princípio, a necessidade é de alimentos e água mineral e depois receberemos doações de roupas”, afirma.
Quatro pessoas morreram em decorrência das chuvas que caíram na cidade desde quarta. Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, cerca de 1.500 pessoas estão desalojadas e mais de 100 mil casas estão sem luz.
O secretário municipal de Assistência Social, Pedro Fernandes, disse que mais de 150 famílias foram encaminhadas para o aluguel social e cerca de 200 funcionários auxiliam as famílias afetadas. Até as 10h30 de quinta-feira (15), 345 ocorrências foram registradas, sirenes do órgão foram acionadas 77 vezes em 44 comunidades da cidade.
O temporal também provocou deslizamento de terra, ruas alagadas, queda de árvores e corte de energia elétrica e problemas no transporte público. Parte da ciclovia Tim Maia, na zona oeste, desabou.
Fonte: R7