Um carro-bomba explodiu próximo a uma igreja católica no norte do Iraque. Polícia encontrou carros-bomba em outras duas igrejas.

Um carro-bomba explodiu próximo a uma igreja católica no norte do Iraque nesta terça-feira, ferindo ao menos 16 pessoas como parte de um ataque coordenado contra locais de culto cristão na cidade multiétnica de Kirkuk, disse um policial.

A polícia também encontrou carros-bomba em outras duas igrejas de Kirkuk, mas conseguiu desativar os explosivos antes de serem detonados, informou o general da polícia local Torhan Abdulrahman.

A explosão estilhaçou as janelas da igreja, frequentada principalmente por cristãos sírios, danificou o prédio e deixou destroços, segundo imagens divulgadas na televisão. Em frente à e igreja estavam os restos de metal contorcido do carro-bomba.

“Foi um ataque coordenado contra (várias) igrejas ao mesmo tempo”, disse Abdulrahman à Reuters, afirmando que 16 pessoas ficaram feridas.

Segundo fontes hospitalares, 23 pessoas feridas pela explosão foram atendidas, entre elas alguns cristãos.

A violência no Iraque tem diminuído desde o auge dos combates entre a maioria xiita e os sunitas entre 2006 e 2007, mas explosões e tiroteios por insurgentes e milícias ocorrem diariamente no país.

[b]Fonte: Reuters[/b]