A imagem de São Benedito com o Menino Jesus, destruída por um fanático evangélico no mês passado, na Igreja do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora Santana, foi entregue ontem ao Instituto do Patrimônio Artístico Cultural (Ipac) para ser restaurada.

Os reparos devem ser concluídos até 26 de julho, quando acontece a festa de Nossa Senhora Santana, na igreja que traz seu nome, em Nazaré. Na mesma oportunidade, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) anunciou a recuperação do altar-mor do templo.

Nas instalações da igreja, o administrador da paróquia, padre Abel Pinheiro, entregou a imagem produzida no século XVII ao diretor geral do Ipac, o arquiteto Frederico Mendonça. O religioso aposta que a recuperação será finalizada até o dia da festa. “São Benedito estará conosco para abrilhantar o Dia de Nossa Senhora de Santana”, comentou o padre. O diretor do instituto assegurou o cumprimento do prazo. “A imagem será recuperada, enquanto que o altar será submetido a um diagnóstico técnico para dimensionarmos as obras da sua recuperação”, explicou.

A subgerente do Centro de Restauração do Ipac, Káthia Berbert, afirmou que, por conta dos prejuízos, a imagem será submetida a todos os processos de restauração até que fique completamente recuperada. “Vamos fazer uma analise técnica, mas de antemão adianto que iremos fazer uso de todos os recursos possíveis”, disse.

A representação sacra de três séculos foi destruída pelo desempregado e evangélico Marcos Vinícius Santos Catarino, 31 anos. Adepto da Igreja Universal, ele “acusou” o santo católico de demônio e partiu para cima da imagem que foi jogada no chão e ficou completamente destruída. Preso em flagrante por vandalismo, ele foi liberado após prestar depoimento na 1ª Companhia de Polícia, nos Barris, quando a mãe dele apresentou receitas médicas de medicamentos antidepressivos.

Fonte: Aqui Salvador

Comentários