Cristãos na Índia temem que a perseguição continue a aumentar este ano, disse uma organização de liberdade religiosa.
A Release International disse em seu novo relatório ‘Tendências de Perseguição’ que os cristãos na Índia começaram 2025 com sentimentos de “medo e ansiedade” sobre o estado atual da liberdade religiosa em seu país.
Parceiros do Release especulam que o aumento da perseguição foi motivado pela retaliação extremista hindu às perdas sofridas pelo partido governista BJP nas eleições gerais do ano passado, embora as leis anticonversão em vários estados também estejam dificultando a vida.
“Estima-se que em todo o país 3.000 líderes e pastores cristãos estejam presos em várias prisões sob essas acusações”, disseram os parceiros da Release International.
Os últimos 12 meses foram difíceis para a minoria cristã da Índia, com relatos de abuso físico e emocional, assédio contra pastores, prisão ilegal e destruição de igrejas.
Eles temem que este ano haja mais violência, principalmente contra mulheres e meninas cristãs, e que as autoridades tornem cada vez mais difícil para os cristãos se reunirem livremente.
“As restrições já estão aumentando, com alguns cristãos impedidos de fazer negócios, viajar em transporte público ou até mesmo tirar água de poços de vilarejos”, disse um parceiro da Release.
Os cristãos no vizinho Paquistão estão se saindo ainda pior, com parceiros locais dizendo que a perseguição contra cristãos está “aumentando dia a dia”. Isso está sendo atribuído em parte à radicalização de jovens, que supostamente inclui ensiná-los a registrar queixas contra cristãos. O conflito no Oriente Médio também teve um efeito cascata, pois os cristãos são percebidos como pró-Israel.
“Jovens muçulmanos estão sendo ensinados e treinados como extremistas. Essa ideologia está aumentando o ódio, a discriminação e a perseguição contra cristãos no Paquistão”, disse um parceiro da Release.
Outros países mencionados no relatório incluem a Nigéria, onde os cristãos em algumas partes do país vivem com medo constante de ataques.
Os parceiros da Release International disseram: “A Nigéria foi reconhecida como um dos lugares mais perigosos para ser cristão, com mais de 8.000 cristãos supostamente mortos somente em 2023 por causa de sua fé. E mais de quatro milhões de refugiados, a maioria fazendeiros cristãos, foram deslocados devido à violência… Os cristãos na Nigéria devem esperar mais violência, morte, sequestros e deslocamentos em 2025.”
Na Ucrânia devastada pela guerra, os cristãos em territórios ocupados se tornaram “crentes clandestinos” depois que seus prédios foram apreendidos, disse Release, enquanto na Eritreia acredita-se que cerca de 400 fiéis estejam presos por sua fé, cerca de metade dos quais foram presos somente nos últimos dois anos. Na China, os cristãos relatam a maior repressão à liberdade religiosa desde a Revolução Cultural.
Paul Robinson, CEO da Release International, disse: “O quadro é claro e consistente em muitos dos países destacados em nosso relatório. A perseguição aos cristãos continua e está aumentando. Os cristãos no Reino Unido precisam estar cientes e precisam expressar seu amor e cuidado por seus companheiros cristãos.”
Folha Gospel com informações de The Christian Today