Italianos cantam nas janelas de seus apartamentos durante o período de quarentena por causa do coronavírus.
Italianos cantam nas janelas de seus apartamentos durante o período de quarentena por causa do coronavírus.

Música e canto lírico das varandas de Nápoles, murais agradecendo à equipe médica pelo trabalho, um distribuidor de flores que envia milhares de rosas para um hospital em Milão, faixas com um arco-íris e o lema: “Tutto andrà bene”, são algumas das iniciativas da população italiana de se encorajar durante esses períodos de quarentena .

Enquanto isso, diante da impossibilidade de se reunir, as igrejas estão usando a tecnologia, buscando manter um senso de comunidade. Nem todas as comunidades são capazes de transmitir online a pregação, mas a maioria das igrejas usa grupos do WhatsApp para compartilhar a mensagem de pastores e pedidos de oração.

Comunidades como a Associação de Igrejas Elim criaram uma plataforma de oração onde as pessoas podem se registrar no momento de sua escolha, gerando uma cadeia que cobre 24 horas.

Em Modugno (província de Bari), a Igreja Evangélica Chinesa doou 4.000 máscaras para as autoridades da Defesa Civil e para os serviços de saúde da cidade. Esta comunidade religiosa asiática pediu ao pastor da Igreja de Pienovangeo que entregasse a doação ao “Síndaco” (prefeito), Nicola Magrone.

No domingo, 15 de março, na cidade de Positano (Costa Almafitana), um padre subiu ao telhado de um prédio para celebrar a missa usando um alto-falante. 

No dia anterior, um pastor evangélico pregou em uma varanda em Siracusa (Sicília), depois de cantar uma canção de louvor. “Eu disse a mim mesmo: por que não contar aos meus vizinhos sobre a Palavra de Deus ? Deus é para todos ”, disse Carmelo Cancilla.

Músicas de adoração foram ouvidas em outras varandas do sul da Itália. Muitas vezes, essas ações são filmadas e postadas nas mídias sociais.

Com instrumentos nas mãos, uma família cantou o refrão: “Quão grande é o meu Deus. Cantarei quão grande é o meu Deus. E todos hão de ver quão grande é o meu Deus”.

Vizinhos curiosos saíram para fora de suas janelas para acompanhar a música. Entre eles estavam crianças, adultos e idosos.

“Quão grande és meu Deus. Você vencerá Itália”, comentou o missionário Célio Machado na legenda. “Deus está com você, oramos por vocês e nos unimos acreditando pelas suas vidas!”

A Aliança Evangélica Italiana se uniu a essas iniciativas individuais que pedem um dia de oração nacional em 22 de março.

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus