Pastor John Piper
Pastor John Piper

O teólogo reformado popular John Piper alertou os cristãos sobre serem muito patrióticos e colocar sua lealdade à pátria em detrimento da lealdade a Jesus Cristo.

Em um episódio do podcast “Ask Pastor John” (“Pergunte ao Pastor John”, em português) um ouvinte chamado Matt perguntou a Piper sobre como o patriotismo se encaixava na vida cristã.

“Obviamente, como cristãos, devemos viver como estrangeiros, exilados, estrangeiros e peregrinos nesta terra. Existe um lugar apropriado na vida cristã para ser patriótico? Se assim for, o que é? E em que ponto nosso patriotismo vai longe demais? perguntou Matt.

Piper respondeu que o patriotismo, um amor pelo país, “pode ​​estar certo e bom”, mesmo quando os cristãos devem se identificar como “exilados, refugiados, peregrinos”.

Ele acredita que a Bíblia tolera “afeições especiais” na vida de um cristão, como em uma cidade, tribo ou nação em particular, além do amor geral pela humanidade.

“Por exemplo, Paulo diz em Gálatas 6:10: ‘Como temos oportunidade, façamos bem a todos, e especialmente aos que são da família da fé’”, explicou Piper.

“Então, é como se houvesse essa especialidade sobre aqueles que estão perto de você e gostam de você. Há um tipo de carinho por eles que é diferente. ”

No entanto, John Piper também disse que tais afetos deveriam existir apenas “até certo ponto” e que os cristãos “nunca deveriam lhes dar lealdade absoluta”.

“Nunca se sinta mais apegado à sua pátria, à sua tribo, à sua família ou à sua etnia do que ao povo de Cristo”, continuou ele.

“Todo mundo que está em Cristo está mais próximo e permanentemente unido a outros em Cristo, não importa outros vínculos, do que nós ao nosso próximo ou membro do partido, irmão, irmã ou cônjuge.”

O pastor destacou que é preciso entender que “estamos mais ligados a outros cristãos — não importa sua etnia, alinhamento político ou nacionalidade — do que qualquer pessoa em nossa pátria”.

“No final, Cristo relativizou todas as alianças humanas, todos os amores humanos. Manter Cristo supremo em nossas afeições torna todos os nossos menores amores melhores, não piores”.

O patriotismo ainda é uma marca na cultura americana e tem sido fonte de debate nas igrejas. Algumas denominações, como a Primeira Igreja Batista de Dallas, no Texas, realizam um culto patriótico todos os anos para celebrar o dia 4 de julho.

Robert Jeffress, pastor sênior da Batista de Dallas, defendeu a prática, explicando que se trata de adorar o “Deus que abençoou a América” ​​e não a própria nação. 

“Acredito que não há nada de errado, de acordo com a Bíblia, em expressar gratidão a Deus por Suas bênçãos sobre o nosso país”, disse ele em 2018, em entrevista ao colunista conservador Todd Starnes.

Folha Gospel com informações de The Christian Post

Comentários