Ex-cantor gospel Jotta A antes e depois de se assumir mulher trans
Ex-cantor gospel Jotta A antes e depois de se assumir mulher trans

O ex-cantor gospel Jotta A, revelado no Programa Raul Gil, usou as redes sociais para se assumir mulher trans e relatar que sofre preconceito.

“Me lembro da primeira vez que sai na rua usando um vestido e voltei pra casa chorando… Eu nunca havia experienciado o assédio masculino antes; desde assobios até insultos. Também me lembro de reduzir o meu ciclo de amizades após ser objetificada de maneira não intencional por alguns amigos que me perguntavam quando iriam começar a crescer os meus seios ou se eu queria ter uma vagina. Assuntos sensacionalistas nos acompanham; da matéria em um portal de notícias até nas resenhas entre colegas. A verdade é que não existe ‘local de fala’ em uma sociedade onde todo mundo acha que tem o direito de opinar sobre você”, desabafou.

Jotta A, 24 anos, que se destacou na música cristã por muitos anos, revelou também que decidiu mudar o seu nome de registro e gênero no cartório civil.

“Essa sou eu, indo ao cartório para fazer a primeira solicitação de retificação do meu nome de registro”, postou o ex-cantor gospel. Na publicação, Jotta A aparece de salto, de saia curta, tranças e com uma bolsa de lado (foto abaixo).

“O processo é um pouco demorado, devido aos detalhes e protocolos. E na minha condição que nasci em Guajará-mirim (Rondônia), fica ainda mais difícil (na perspetiva de quem mora no sudeste do país)”, afirmou o cantor.

José Antônio Viana de Hollanda iniciou sua carreira muito cedo, aos 6 anos de idade na música gospel, em 2003, com o álbum “Sou Um Milagre”. Alguns anos depois participou de um programa de calouros apresentado por Raul Gil, aos 12 anos, onde ficou muito conhecido por sua facilidade em chegar aos agudos.

Após ganhar o programa de calouros, assinou contrato com a gravadora Central Gospel, na qual lançou o álbum Essência , que lhe rendeu indicações ao prêmio Troféu Promessas. Em 2013, lançou o álbum Geração de Jesus, com participação da cantora Daniela Araújo como produtora musical que foi indicado ao Grammy Latino no ano seguinte.

Em 2017, lançou seu quarto trabalho, Recomeçar. No ano seguinte, lançou seu primeiro álbum em espanhol, Muéstrame Tu Glória, a canção título do álbum já lhe rendeu milhões de visualizações no Youtube, sendo um grande sucesso entre os países falantes dessa língua.

Em 2020, Jotta A anunciou sua saída da música gospel para se lançar na música pop e reggaeton.

Foram muitos anos na música cristã tendo lançado grandes sucessos gospel, até que decidiu sair do gênero e se assumiu homossexual.

Na semana passada, o cantor apareceu em um evento cantando uma de suas músicas de maior sucesso, Agnus Dei. A aparição do jovem cantor alegrou fãs e seguidores que viram nesta oportunidade uma possível volta do cantor ao cenário evangélico.

No entanto, a volta ao gospel não deve se concretizar, pelo menos por agora, depois que ele anunciou que mudaria seu nome de registro. José Antônio Viana de Hollanda disse nesta segunda que demorou muito tempo escolhendo um possível novo nome. “Foram vários rascunhos…alguns deles sugeridos por melhores amigos . Confesso que já usei alguns crushs como cobaia para provar a fonética kk … E cheguei à conclusão de que deveria manter ‘Jotta’”, anunciou.

Segundo ele, deixar o Jotta seria por questões artísticas, históricas e familiares. “Além de ser uma maneira de estar atrelada sempre à minha história, também acredito que seria difícil readaptar meus sobrinhos pequenos a deixarem de me chamar de Tia Jotta (essa é a maneira carinhosa que eles me chamam já há alguns meses)”, disse.

O artista não revelou qual será seu novo nome, mas disse que em breve irá anunciar aos seus fãs e seguidores. “Recomeçar não é fácil, mas estou feliz, por estar vivendo todo esse processo. Feliz em ter tantas pessoas que me apoiam e acreditam em mim nessa nova etapa”, finalizou ele.

Folha Gospel com informações de Wikipédia, Portal do Trono e Extra

Comentários