Manifestações de grupos radicais hindus na Índia (Foto: Portas Abertas)
Manifestações de grupos radicais hindus na Índia (Foto: Portas Abertas)

Durante o mês de junho, o congresso havia anunciado a revogação das leis anticonversão no estado de Karnakata, Índia, conforme as promessas feitas na última eleição. Além da revogação da lei, as autoridades locais também prometeram revogar outras medidas extremistas impostas pelo governo radical hindu do partido BJP.

Essa decisão está em discussão na Assembleia do estado de Karnakata desde o dia 3 de julho e deve ser concluída no dia 14 deste mês. Serão ouvidos os argumentos a favor e contra essa legislação.

Anulação em discussão

O partido de oposição está empenhado em manter a lei que causou a prisão arbitrária de mais de 20 pastores e pressiona cristãos de origem hindu a manterem a fé escondida. Eles apresentaram falsos exemplos de conversões forçadas para defender a manutenção da lei.

Peter (pseudônimo), um parceiro local da Portas Abertas, disse que “apesar da inclinação inicial dos governantes, de anular as leis anticonversão, é difícil saber se eles aguentarão a pressão do BJP, da maioria dos cidadãos e da mídia, que apoiam o extremismo hindu”, e questiona se medidas práticas serão tomadas em defesa da liberdade religiosa.

Apesar disso, ainda há esperança de que o congresso anule a lei. O apoio da igreja global é fundamental nesse momento. Se as autoridades forem adiante e conseguirem derrubar a lei, teme-se que os radicais hindus respondam com violência e aumentem a tensão e hostilidade contra os cristãos.

Já a comunidade cristã espera que os sofrimentos que têm enfrentado nos últimos anos se tornem mais leves e que haja paz e liberdade para que todos expressem sua fé.

Fonte: Portas Abertas

Comentários