Andrei Nozdrin é um líder cristão na Bielorrússia
Andrei Nozdrin é um líder cristão na Bielorrússia

O regime atual na Bielorrússia viola a liberdade de religião e outros direitos humanos ao vigiar, ameaçar e punir líderes religiosos e cristãos por suas convicções. Desde 2014, o líder cristão Andrei Nozdrin liderava a igreja St Spyridon of Trimytohn em Grodno, cidade da Bielorrússia. Ele também atuava em outras duas igrejas e era querido pela comunidade cristã local.

Em abril, policiais convocaram Nozdrin para uma “conversa preventiva” depois que dois informantes fizeram denúncias, reclamando dos sermões defendendo a paz e por cantar o hino Mighty God (Poderoso Deus) na igreja. O hino é associado à oposição ao regime por considerar Deus acima das autoridades. O governo e um dos líderes da igreja ortodoxa da Bielorrússia baniram o hino das igrejas. “Eles me questionaram pelo sermão e por que cantamos Mighty God no culto. Interrogaram meus vizinhos e amigos, mas não acharam evidências que me incriminassem.”

Em 18 de maio, Nozdrin foi dispensado de todos os cargos na igreja e transferido para uma pequena cidade no interior. Ele ficou decepcionado por deixar a igreja de Grodno, cuja construção ele acompanhou desde o início com outros irmãos. Nela, eles fundaram a maior escola bíblica dominical para crianças na cidade. Nozdrin disse ao portal de notícias Forum 18 que a igreja estava triste por causa da transferência, ainda mais porque ele não teve sequer a chance de se despedir.

O governo enviou uma viatura da polícia para vigiar os próximos cultos liderados por Nozdrin. O porta-voz da igreja principal de Grodno afirmou que a transferência de Nozdrin foi uma decisão exclusiva do arcebispo e não teve relação com a pressão do governo. Ele não explicou por que o governo enviou a polícia para vigiar o culto em que Nozdrin ministrava.

Igrejas ameaçadas

No Oriente Médio, igrejas também estão em risco. As igrejas históricas, que existem desde a época dos apóstolos, têm se esforçado para permanecer em meio à pressão do governo e da sociedade para que elas desapareçam. Sua doação ajuda a preservar o remanescente das primeiras igrejas cristãs e fortalecer a presença cristã nessa região.

Fonte: Portas Abertas

Comentários