Lázaro Chakwera, ex-presidente das Assembleias de Deus, é o novo presidente do Malawi

Nas recentes eleições presidenciais no Malawi , o ex-presidente das Assembleias de Deus, uma das maiores denominações cristãs do país, venceu.

Lázarus Chakwera , que é um teólogo e também um político, assumiu a presidência neste domingo; ocasião que é um marco no país por ter um presidente cristão pela primeira vez em sua história.

O país está fraturado após um período de treze meses de divisão após uma eleição controversa em 2019, cujo resultado foi anulado pelos tribunais.

Falando com estilo e sotaque remanescente do líder dos direitos civis dos EUA, Martin Luther King , o presidente Chakwera falou do sonho “que nos une … que desfrutamos de prosperidade compartilhada, não apenas de liberdade”.

Mas então ele disse que não era bom apenas ter um sonho. “Chegou a hora de irmos além dos sonhos. Todos devemos acordar porque é hora de acordar do sonho e tornar nosso sonho realidade. “Sr. Chakwera é um homem de Deus em um país profundamente religioso.

Formado em Artes, obteve seu bacharelado e subsequente mestrado em Teologia pela Universidade da África do Sul em 1991; nos Estados Unidos, recebeu um doutorado para se tornar professor no Seminário Teológico Pan-Africano por muitos anos.

Ele presidiu a Escola de Teologia Assembleias de Deus de 1996 a 2013, na qual também foi professor e foi Presidente das Assembleias de Deus do Malawi, de 1989 a 14 de maio de 2013.

Chakwera trabalhou com a Associação Evangelística Billy Graham por muitos anos; recentemente, seu filho, Franklin Graham, enviou seus mais calorosos parabéns ao presidente por essa conquista.

“Parabéns ao dr. Lázarus Ckawer, que acaba de ser eleito Presidente do Malawi. Oro para que Deus abençoe, direcione e proteja esse homem enquanto ele lidera o Malawi ”, escreveu Graham via Twitter.

As recentes eleições deram-lhe a vitória com 59% dos votos a seu favor.

Lazarus McCarthy Chakwera nasceu em Lilongwe, a atual capital do Malawi, em 5 de abril de 1955, quando o país ainda estava sob o domínio colonial britânico. Sua família era agricultora de subsistência nos arredores da cidade. Dois de seus irmãos nascidos antes dele morreram na infância e seu pai, acreditando que ele viveria, deu a ele o nome Lazarus, em referência ao personagem bíblico que foi ressuscitado dos mortos por Jesus. Lazarus Chakwera é casado com Monica e juntos eles têm quatro filhos e netos.

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus