Crianças participando do Dia dos Mortos, no México (Foto: Reprodução)
Crianças participando do Dia dos Mortos, no México (Foto: Reprodução)

Guillermo Trujillo Álvarez, presidente da Rede Evangélica do estado de Veracruz, no México, solicitou ao gerente da Secretaria de Educação de Veracruz (SEV), Víctor Vargas Barrientos, que respeite a decisão das famílias de não comemorar o Dia dos Mortos.

Em conferência de imprensa, Trujillo Álvarez sublinhou que, como cristãos evangélicos, não participam nesta festa, mas que respeitam quem o faz. Em vez disso, exortam a comunidade a honrar, amar e servir as pessoas enquanto estão vivas, vendo isto como a melhor forma de demonstrar apreço.

Trujillo Álvarez apelou à sociedade para que se concentre em homenagear as pessoas em vida, pois, infelizmente, familiares, filhos e vizinhos são muitas vezes maltratados, mas após a sua morte procuram prestar homenagem com oferendas e alimentos.

Ele também relatou que, embora o Dia dos Mortos seja uma tradição enraizada no México, sua congregação não a pratica e, portanto, não quer que seus filhos sejam obrigados a participar nas escolas. Apresentaram um documento à SEV solicitando que os educadores sejam instruídos a respeitar a escolha das crianças a este respeito, com base nos direitos da criança, nos direitos humanos e na constituição. Sublinhou que esta tradição não deve ser imposta nas salas de aula e que quem quiser celebrá-la deverá fazê-lo livremente, sem coação ou pressão.

O apelo surge em resposta a reclamações vindas principalmente das regiões Sul e Norte do estado, bem como de diversas comunidades onde a tradição do Dia dos Mortos está particularmente enraizada. Nestes locais, alguns educadores pressionam as crianças, ameaçando-as com represálias acadêmicas caso não participem da celebração.

Esclarecimento espiritual

Trujillo afirmou que os cristãos respeitam essa tradição, mas observou que há temas espirituais que, com base na Bíblia, não devem ser celebrados.

“Não devemos celebrar os mortos nem ter comunicação com eles. Isso não está certo diante de Deus, por isso nossos filhos são educados para ter uma fé em Jesus Cristo que é vida”, declarou Trujillo.

Na cultura do país, acredita-se que durante esse dia, as almas são autorizadas a visitar os parentes vivos.

Por fim, Trujillo observou que espera receber o documento de resposta ao pedido e assim enviá-lo aos pastores do estado de Veracruz.

O Dia dos Mortos é uma tradição mexicana celebrada nos dias 1 e 2 de novembro em que a memória dos mortos é homenageada. Originou-se como um sincretismo entre as celebrações católicas (especialmente o Dia de Finados e o Dia de Todos os Santos) e também os diversos costumes dos povos indígenas do México. É comumente associado a outras celebrações como Halloween, embora na realidade seja muito diferente desta.

Folha Gospel com informações de Evangélico Digital

Comentários