[img align=left width=300]http://www.folhagospel.com/imagem/luiz-de-carvalho-morte17112015_big.jpg[/img]

O cantor e compositor Luiz de Carvalho morreu nesta terça-feira (17/11) aos noventa anos de idade. Um dos maiores ícones na história da música cristã contemporânea no Brasil, Luiz teve cerca de sessenta anos de carreira e deixou uma obra vasta. Desde 2014, o intérprete foi internado várias vezes por problemas no coração e em janeiro deste ano chegou a ter uma parada cardíaca.

Na madrugada de ontem, sua família divulgou uma fotografia informando acerca da última internação do músico. No dia seguinte, as quatro horas da madrugada, Luiz de Carvalho faleceu.

Na sua página do facebook, a a assessoria de imprensa do cantor publicou a seguinte mensagem: “Hoje, por volta das 4:30 da manhã os anjos do céu receberam nosso amado Luiz. Ele descansou. Foi cantar lá no céu. Depois de 90 anos aqui nesta terra, mais de 40 álbuns lançados, 2 DVDs e um livro, Deus o chamou. Sabemos que somos estrangeiros nesta terra. Não devemos esperar que Deus nos poupe do dia terrível e triste, mas jamais devemos duvidar de sua companhia quando esse dia chega. ‘Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração.’ “.

O cantor, pioneiro em gravar o primeiro LP evangélico, completou 90 anos no dia 16 de maio e foi internado no dia 27 de outubro na UTI do Hospital Unimed ABC, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, devido a um AVC isquêmico. Durante todo o período de internação, o público pôde acompanhar o estado de saúde de Luiz de Carvalho através de sua página no Facebook, mas, às 0h35 de segunda-feira (16), um post informava que os médicos haviam decidido não realizar mais nenhum procedimento invasivo para não causar maior sofrimento. “Mesmo sem abrir os olhos e sem falar, nosso amado cantor sorri quando pedimos. Este é o meu maior presente. Ele sabe que estamos com ele, que não vamos deixá-lo. Tantas vidas foram aos pés de Cristo através dos louvores de Luiz de Carvalho e agora ele tem recebido todo o amor do mundo de vocês”, dizia parte da postagem na rede social.

Pela manhã desta terça, uma nova postagem informava o falecimento do cantor, que deixa um verdadeiro legado na história do segmento no Brasil. Além de ter fundado a gravadora Bompastor na década de 70, que lançou nomes como Shirley Carvalhaes, Banda Azul, Paulo César Baruk e Cristina Mel. Luiz de Carvalho lançou mais de 40 álbuns lançados, dois DVDs e um livro e gravou grandes sucessos como Se isso não for amor, Divino Companheiro, Além das Montanhas, Mãos Ensanguentadas e Cristo vem me Buscar. Em 2012, o Troféu Promessas realizou uma homenagem ao cantor e sua filha, Priscila de Carvalho, relembrou o sucesso Haverá paz no vale:

[b]Biografia[/b]

Nascido em Bauru, o músico se sentiu atraído pela música desde a infância. Com o apoio do pai saiu de casa aos dez anos de idade a fim de investir em sua carreira musical e ajudar seus familiares. Morou em pensões de várias cidades paulistas e viajou por vários locais do Brasil. Contratado por uma gravadora já realizava alguns trabalhos musicais.

Aos 17 anos tinha uma banda chamada Conjunto Havaiano, que reuniu instrumentistas e dançarinos. O repertório baseava-se em vários gêneros musicais. Tal grupo passou a ser bastante notório no Brasil e se apresentou em países do exterior, como Chile, Argentina e México.

Em 1947 o músico converteu-se ao protestantismo através de um evangelismo realizado por um pastor numa rua em Tupã horas anteriores a um show da banda. A mensagem trazida pelo pastor despertou interesse em Luiz que decidiu procurá-lo, que lhe deu um exemplar da Bíblia, livro que Luiz leu logo em seguida. Apesar de se tornar cristão, ele continuou a trabalhar com o conjunto da qual fazia parte, porém não tinha mais o mesmo entusiasmo e a animação de antes, pois sua vida anterior era controversa ao que estava aprendendo em sua religião.

Quando encerrou seu contrato com a banda, tendo o apoio de seu pastor, Luiz deixou o o conjunto Havaianos.

Ainda no ano de 1947, Luiz de Carvalho interessou-se na música cristã e ingressou no Conservatório Carlos Gomes com o apoio de sua igreja. Seu primeiro trabalho musical foi gravado com a finalidade de dar recurso para a construção de um novo tempo de sua congregação. Todas as unidades foram vendidas e a construção foi concluída.

A partir do momento em que o cantor passou a lançar vários trabalhos mesmo sem o apoio de igrejas e mídias seu nome foi se solidificando no meio cristão, se tornando um músico bastante conhecido. Em 1955 gravava o primeiro LP e Depois 1958 da música cristã no Brasil, o álbum “Musical Boas Novas”. A partir daí o cantor lançou diversos discos, alguns com vendagem superior a 200 mil cópias, Como “Meu Tributo-A Deus Toda a Glória”, Lançado em 1983 e Ganhador do Disco de Ouro. Também apresentou em diversos países.

[img align=right width=300]http://3.bp.blogspot.com/-KHIj_JiPWIY/VksnKeKKxaI/AAAAAAAA_Hk/At9–_z5w-Q/s320/Luiz%2Bde%2BCarvalho1.jpg[/img]Uma das apresentações mais memoráveis do músico foi realizada em 1965 no Maracanã durante uma cruzada de Billy Graham, onde Luiz de Carvalho cantou para cerca de cento e vinte mil pessoas. No ano 2000 ele voltou a se apresentar no Maracanã novamente com recorde de público.

Na década de 70 Luiz fundou uma das primeiras gravadoras evangélicas do Brasil, a Bompastor. Tal selo além de lançar seus trabalhos distribuiu obras de Shirley Carvalhaes, Banda Azul, Cristina Mel, Paulo César Baruk, dentre outros.

Em 2011 aos oitenta e seis anos, o cantor gravou seu mais recente trabalho solo, intitulado “Adoração”. Por sua contribuição à música cristã foi homenageado no Troféu Promessas daquele ano. Em 2013 Gravou em parceria com o cantor Edvaldo Holanda o CD e DVD “Grande Clássicos da Música Gospel”, sendo portanto este seu mais recente trabalho. No dia dezesseis de Maio de 2015, Luiz de Carvalho completou 90 anos de idade, na ocasião foi realizado um culto de louvor e ação de graças pela vida deste mensageiro da palavra de Deus, a celebração se deu na Igreja Batista Paulistana, por conta da data foi lançada uma Biografia do Evangelista intitulada “Luiz de Carvalho – Vida e Ministério”, de autoria do Pastor Eliel Faria, foi ainda lançado um CD intitulado “Louvor Saudade”.

[b]Discografia[/b]

Discos Solo

1955 – LUIZ DE CARVALHO – PIONEIRO NAS GRAVAÇÕES EVANGÉLICAS
1958– MUSICAL BOAS NOVAS
1960 – CANTA
1960 – EM TUDO DAI GRAÇAS
1962 – INSPIRAÇÃO
1964 – SUBLIME PROMESSA
1964 – PENTECOSTES – MARAVILHOSOS HINOS DA HARPA CRISTÃ
1965 – DEUS CUIDARÁ DE TI
1965 – HINOS QUE EU PEDI
1965 – CRISTO, A ÚNICA ESPERANÇA
1966 – GRATIDÃO
1967 – MEDITE COMIGO
1969 – OBRA SANTA
1972 – 25 ANOS LOUVANDO A JESUS
1972 – JUBILEU DE PRATA
1975 – PERDÃO SENHOR
1976 – ÁGUAS TRANQUILAS (Lançado também com o título: A GRAÇA DE JESUS)
1977 – FELIZ NATAL
1978 – O REI ESTÁ VOLTANDO
1978 – ORANDO QUERO ESTAR
1979 – VEM VER
1979 – SÓ O SENHOR É DEUS (Lançado também com o título: UMA VOZ CANTA PARA JESUS)
1980 – GLÓRIA A DEUS
1982 – ALVO MAIS QUE A NEVE
1982 – HINOS IMORTAIS PARA A NOVA GERAÇÃO (Relançado como: MEUS HINOS QUERIDOS Volume 4)
1983 – MEU TRIBUTO – A DEUS TODA A GLÓRIA
1984 – VAMOS ADORAR A DEUS
1986 – O ENCONTRO
1988 – JARDIM DE ORAÇÃO
1989 – LIVRARÁ
1994 – ENSINA-ME
1999 – SANTO ESPÍRITO
2000 – COM TODO MEU CORAÇÃO
2001 – DIA DA VITÓRIA
2011 – ADORAÇÃO
2015 – LOUVOR SAUDADE
SENHOR, EU PRECISO DE TI
UM PASSEIO PELO CANTOR CRISTÃO
O VIOLÃO CONVERTIDO (Solo com Violão)
HINOS EVANGÉLICOS FAMOSOS
DE JOELHOS
TOQUE O CLARIM (Lançado também com o título: ORAÇÃO DA FÉ)
MEUS HINOS QUERIDOS VOLUME I (COLETÂNEA)
MEUS HINOS QUERIDOS VOLUME II
MEUS HINOS QUERIDOS VOLUME III
MEUS HINOS QUERIDOS VOLUME IV (Lançado originalmente como: HINOS IMORTAIS PARA A NOVA GERAÇÃO)
BENDIREI TEU NOME (COLETÂNEA)
EM FERVENTE ORAÇÃO (COLETÂNEA)

Parceria Com Outros Cantores

1964 – DUAS GERAÇÕES, UM IDEAL (Em Parceria com MARTA DE CARVALHO)
1969 – DUAS VOZES A SERVIÇO DO REI (Em Parceria com JOSÉ TOSTES)
1972 – AGORA SOU FELIZ (Em Parceria com QUARTETO PRELÚDIO)
1972 – VOLUME II (Em Parceria com QUARTETO PRELÚDIO)
1973 – TREM DA SALVAÇÃO (Em Parceria com EDGAR MARTINS)
1973 – SEGURA NA MÃO DE DEUS – ONTEM E HOJE (Em Parceria com MARA DALILA)
1977 – EU CREIO NUM SER (Lançado também com o título: UMA ROSA COM AMOR PARA MAMÃE) (Em Parceria com BETINHO)
1980 – JUNTOS (Dueto com DENISE)
1983 – JUNTOS Volume 2 (Dueto com DENISE)
1996 – Especial vol 1 (com Shirley Carvalhaes)
1998 – AMIGOS (Volume III em dueto com DENISE)
1998 – CEM OVELHAS (Volume IV em dueto com DENISE)
2001 – VIA DOLOROSA (Volume V em dueto com DENISE)
2013 – GRANDES CLÁSSICOS DA MÚSICA GOSPEL (Em Parceria com EDVALDO HOLANDA)
A PAZ QUE EU ANELO (Em Parceria com CONJUNTO VASO DE BÊNÇÃOS)
UM POVO SANTO (Em Parceria com CONJUNTO VASO DE BÊNÇÃOS)

Participações Especiais

1988 – MAGNIFICO – DAINA ZARINS
1998 – PEQUENO NOME – PRISCILA DE CARVALHO
2002 – JESUS É VIDA – NELSON NED

[img align=left width=300]http://tempogospel.com.br/portal/wp-content/uploads/2015/10/trofeupromessas-trofeu-promessas-luiz-de-carvalho-2012-vai-homenagear-luizdecarvalho.jpg[/img]Este ano, o álbum Obra Santa (Som da Palavra, 1969), foi escolhido como o 25º maior álbum da história da música cristã nacional, em uma lista publicada no site Super Gospel, com a participação de vários portais do meio evangélico.

O cantor foi casado com Adelina, tendo quatro filhos com ela. Entretanto por conta de uma aneurisma cerebral ela veio a falecer em 1986. Sua morte teve grande impacto na vida pessoal de Luiz. Após três anos de sua morte o músico conheceu Ernestina, com quem se casou e teve uma filha em 1990.

[b]Velório e sepultamento[/b]

Hoje 17/11/2015 culto fúnebre e velório na Igreja Batista Paulistana
Endereço: Rua Bueno de Andrade, 679 Aclimação – São Paulo
Horário: 20h

Amanhã 18/11/2015 culto fúnebre na Igreja Batista Paulistana
Endereço: Rua Bueno de Andrade, 679 Aclimação – São Paulo
Horário: 9h

Sepultamento amanhã 18/11/2015 Cemitério Vila Euclides
Horário: 11h30
Endereço: Praça da Saudade, 01 – Jardim do Mar, São Bernardo do Campo – SP, 09726-140

[b]Fonte: SuperGospel, Gospel no Divã, Facebook de Luiz de Carvalho e Wikipédia[/b]

Comentários