O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta quarta-feira, às 10h, de ato cívico religioso em comemoração ao sesquicentenário da Igreja Presbiteriana do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. A cerimônia acontece na Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, considerada a igreja-mãe dos presbiterianos no país.
O evento marca a chegada ao Brasil do reverendo Ashbel Green Simonton, missionário enviado pela Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, em 1859. A Igreja é herdeira de uma das expressões da Reforma Protestante do século XVI, movimento reformista cristão iniciado pelo monge alemão Martin Lutero.
Apesar da instalação da Igreja no Brasil ter acontecido em 1859, sua presença no país remonta há 452 anos, quando foi realizado o 1º Culto Reformado, na Ilha de Villegagnon, na Baía de Guanabara.
A Igreja Presbiteriana do Brasil possui cerca de 800 mil membros, 5 mil pastores e 3,6 mil igrejas espalhadas por todo o território nacional. Entre 2003 e 2009, o número de membros da Igreja cresceu 56%. A instituição mantém 300 estabelecimentos educacionais em 21 estados brasileiros, com mais de 100 mil alunos matriculados, e investe na criação de hospitais, orfanatos e um serviço de assistência aos indígenas, a Missão Evangélica Caiuá, em Mato Grosso.
Fonte: JB online