Um grupo de cristãos lidera um projeto para a construção, no centro de uma igreja em Nazaré, de uma cruz de 60 metros de altura decorada com 7,2 milhões de azulejos, que, devido ao seu tamnho, será a maior do mundo, disse o jornal “Maariv”.

Segundo fontes cristãs citadas pela publicação, a iniciativa foi apresentada pela Fundação Cruz de Nazaré, formada por cristãos da região e de outros países, e que tem trabalhado para obter doações internacionais e as permissões necessárias.

Os nomes dos contribuintes serão escritos nos azulejos que decorarão a cruz e, ao redor dela, será construído um centro de estudos e um museu onde se mostrará a vida de Jesus e os mais de dois mil anos da história cristã.

Segundo o jornal, a idéia de construir a cruz surgiu na cidade da Anunciação e o projeto foi elaborado discretamente para evitar a oposição dos muçulmanos.

Há cinco anos, as comunidades se enfrentaram pelos planos dos muçulmanos de construir uma grande mesquita junto à Basílica da Anunciação. Estima-se que 30% dos 70 mil moradores da cidade sejam cristãos e 65%, muçulmanos.

Em Nazaré, segundo a tradição cristã, o anjo Gabriel anunciou à Virgem Maria o nascimento de seu filho Jesus.

Apesar da existência de outras cruzes grandes no mundo, como a de Effingham, nos Estados Unidos, e a do Vale dos Caídos, na Espanha, quando terminarem as obras, a de Nazaré será a maior por seu tamanho, disseram fontes cristãs da cidade.

O projeto foi apresentado à Prefeitura de Nazaré, que ainda não se pronunciou.

Fonte: EFE

Comentários