Os cristãos reconhecem que a sociedade tem deixado de lado cada vez mais o verdadeiro sentido do Natal, de acordo com uma nova pesquisa da Ipsos feita nos Estados Unidos.
Três quartos dos adultos americanos acreditam que o país esqueceu o verdadeiro significado do Natal, de acordo com uma nova pesquisa que examinou as atitudes dos americanos em tudo, desde canções natalinas até decorações natalinas.
A pesquisa da Ipsos descobriu que 75% da nação acredita que “a maioria dos americanos esqueceu o verdadeiro significado do Natal”, com 42% concordando fortemente com a afirmação e apenas 6% discordando totalmente.
Entre os cristãos, 84% acreditam que a nação esqueceu o real significado do Natal, com 50% dos cristãos concordando fortemente. Entre os americanos não religiosos, apenas 60% concordam com a afirmação.
O sentimento de que as pessoas esqueceram o sentido do Natal é mais prevalente entre os republicanos, mais alinhados à direita (88%) e aqueles com mais de 50 anos (81%).
A pesquisa não perguntou aos entrevistados sua visão do verdadeiro significado do Natal, um feriado cristão que celebra o nascimento de Jesus.
A pesquisa constatou que:
- 85 por cento dos americanos dizem que decoram suas casas para as festas, com 15 por cento dizendo que não decoram.
- 48 por cento dizem que as decorações de Natal devem ser retiradas na primeira semana de janeiro, com quase um quarto (23 por cento) dizendo “mais tarde em janeiro”. Um em cada 10 (10 por cento) diz que as decorações de Natal devem ser retiradas entre o Natal e o Ano Novo. Um total de 7 por cento diz que as decorações de Natal devem ser retiradas depois de janeiro e 3 por cento dizem que devem ser deixadas durante todo o ano.
- A maioria dos americanos (56%) diz que é apropriado tocar música de Natal em público após o Dia de Ação de Graças, com 25% respondendo “depois de 1º de dezembro”.
- 70 por cento dos americanos dizem que se sentiriam confortáveis em ir a uma festa de Natal de uma religião diferente da sua.
- Quase metade (48 por cento) dos pais americanos com filhos menores de 18 anos dizem que seus filhos não acreditam em Papai Noel, enquanto 46 por cento dos pais com filhos nessa idade acreditam no Papai Noel.
- 12 por cento dos americanos dizem que a pior música de Natal é All I Want for Christmas , seguida por Jingle Bells (6 por cento), Grandma Got Run Over de A Reindeer (5 por cento) e “todas as canções de Mariah Carey” (3 por cento).
A Ipsos realizou a pesquisa de forma online de 9 a 11 de dezembro, com 1.023 adultos.
Os dados confirmam um estudo da Pew Research de 2017, que descobriu que a maioria dos entrevistados acreditava que os americanos estavam colocando menos ênfase nos aspectos religiosos do Natal.
“Alguns dos aspectos mais religiosos do Natal não são apenas menos proeminentes na esfera pública, mas também há sinais de que eles estão diminuindo na vida privada e nas crenças pessoais dos americanos”, disse o Pew sobre seu estudo.
“Por exemplo, houve um declínio perceptível na porcentagem de adultos americanos que dizem acreditar que os elementos bíblicos da história do Natal – que Jesus nasceu de uma virgem, por exemplo – refletem eventos históricos que realmente ocorreram. E embora a maioria dos americanos ainda diga que marca a ocasião como um feriado religioso, houve uma ligeira queda nos últimos anos na parcela dos que dizem fazer isso.”
No estudo da Pew, 55% dos entrevistados planejaram celebrar o Natal como um feriado religioso em 2017. Dessa maioria, 46% perceberam o Natal mais como um feriado religioso do que cultural, e 9% perceberam a ocasião como religiosa e cultural.
Folha Gospel com informações de Guia-me e Christian Headline