Max Lucado
Max Lucado

O pastor e escritor de best-seller, Max Lucado, disse que o dramático aumento do suicídio nas últimas duas décadas é parcialmente devido à falta de esperança decorrente da ascensão do secularismo nos EUA.

Falando no lançamento de seu novo livro, Inabalável Esperança: Construindo Nossa Vida nas Promessas de Deus, no Museu da Bíblia em 6 de agosto, Lucado disse que vivemos em uma sociedade “onde é como alguém colocar uma lipoaspiração em nossa esperança e está sugando isso.”

“Acho que é o preço que pagamos pelo secularismo”, disse ele, explicando que o secularismo promove a ideia de que “toda a vida é o que acontece entre o nascimento e o carro funerário”.

“Não há preeminência ou poder divino; não há razão para estar aqui, não há razão para viver”, disse ele. “Toda a vida é reservada.”

Essa visão do mundo “suga a esperança de você” e cria uma “sociedade amarga”, advertiu Lucado.

“Nos perguntamos por que a taxa de suicídio aumentou  24% desde 1999. Isso é uma epidemia”, disse ele. “Eu sei que é uma questão complexa, e eu não quero mais simplificar isso, mas parte da razão é que estamos morrendo por falta de esperança. Simplesmente não há esperança. Mas se você pode ter esperança … muda o mundo “.

No evento, o pastor disse que seu livro,  Inabalável Esperança, baseia-se nas promessas de Deus para fornecer esperança que é imutável e inafundável em um mundo danificado pelo pecado.

“Nós, como cristãos, acreditamos que não fomos feitos para viver com câncer e doenças e amargura e hostilidade, e alguém está vindo para nós”, disse ele. “Há uma missão de resgate acontecendo, e isso apenas eleva meu espírito. A vida pode ser difícil, mas se eu acreditar que alguém, algum dia virá, isso me dá esperança … A esperança muda tudo.”

Lucado enfatizou que todos nós construímos nossas vidas, seja nos problemas da vida ou nas promessas de Deus.

“Acredito que, para cada problema na vida, há uma promessa de Deus”, disse ele. “Você se sente sozinho? Deus te fez uma promessa, eu estarei com você sempre, até o fim da terra.” Você precisa de alguém para falar por você? Jesus faz a promessa – Ele está à direita de Deus e Ele também está intercedendo por nós. Uma das minhas promessas favoritas é encontrada no livro dos Salmos: ‘O choro pode durar a noite toda, mas a alegria vem de manhã.'”

“A manhã virá. Não tão depressa quanto quisermos, talvez não tão dramaticamente quanto desejamos”, continuou ele. “Então, novamente, pode acontecer mais rapidamente do que queremos e mais dramaticamente do que poderíamos ter pensado.”

Para ilustrar seu argumento, Lucado contou a história de Maria Madalena, uma mulher que tinha sete demônios dentro dela antes de se encontrar com Jesus. No entanto, apesar de seu passado conturbado, ela viajou com Jesus como um dos Seus seguidores e foi uma testemunha de Sua crucificação, sepultamento e ressurreição.

“A alegria vem quando Jesus vem”, disse ele. “E se nós não entendermos a princípio, tudo bem – Ele vai chamar nosso nome; se nós não O reconhecermos a princípio, tudo bem – Ele permanecerá até conseguirmos isso … Seu nome não está enterrado em algum arquivo celestial; Deus não precisa de crachá para se lembrar de você. Você é tudo para Deus “.

O pastor afirmou que as maiores notícias na história da humanidade não são que Deus fez o mundo, mas que Deus ama o mundo.

“Ele examinou sua vida do começo ao fim; Ele sabe tudo, bom e ruim, e Ele decidiu que quer você em um Reino, um Reino que está chegando e tem sido parte de Seu plano desde o Jardim do Éden”, disse. “Você nunca viveu um dia mal amado – nunca.”

Lucado lembrou aos desencorajados pelo quebrantamento do mundo para lembrar que a alegria em breve romperá a escuridão.

“Ao invés de olhar para o problema, olhe para a promessa”, disse ele. “Ao invés de construir uma vida que é empilhada em toda a dor e os problemas da vida, tente isso. Há mais de 7.000 promessas na Bíblia. Eu diria que para cada problema que você tem, Deus tem uma promessa. Ele cumpriu todas as promessas. Ele não pode mentir. Então, ao invés de ceder aos problemas da vida, você é um daqueles que encontram uma esperança inabalável na promessa de Deus. Porque Sua Palavra é inquebrantável, nossa esperança é inabalável ”.

Max Lucado
Max Lucado

Lucado foi apresentado pelo Presidente Cary Summers, do Museu da Bíblia, que pediu ao escritor para responder a pergunta: “Como a Bíblia é relevante para a cultura de hoje?”

Em resposta, Lucado disse para “colocá-lo em teste”.

“Pegue a Bíblia e leia o que ela tem a dizer sobre como gerenciar suas finanças e veja se isso não altera seu orçamento”, ele aconselhou. “Pegue sua Bíblia e leia o que ela diz sobre honrar sua esposa, honrar seu marido e veja se ela não abençoa seu casamento. Pegue sua Bíblia e veja o que ela diz sobre o certo e o errado e o poder do caráter e o funcionamento de um negócio com as regras de integridade e veja se ela não muda tudo. Basta colocá-la à prova. ”

O pastor acrescentou que a Bíblia responde a todas as questões fundamentais da vida, como “Por que estou aqui?” e “Onde estou indo?”

“Você não precisa abrir uma página da Bíblia e lhe dizem que toda pessoa é feita à imagem de Deus”, disse ele. “Isso muda tudo. Toda pessoa que eu vejo é feita à imagem de Deus. Isso significa que eu carrego dentro de mim alguma marca, uma marca divina. Muitos de nós a suprimem, nós borramos, nós a descartamos, mas está lá dentro”

Em uma sociedade que luta com a auto-estima, uma compreensão adequada do relacionamento de Deus com a humanidade muda tudo, disse Lucado.

“Imagine como isso corrige a estima de nós mesmos -” Fui criado à imagem de Deus, tenho uma centelha divina em mim e todas as pessoas que vejo, independentemente de sua cor de pele, etnia ou nível de renda – da prisão, no Gabinete Oval para a pessoa que joga golfe comigo, cada pessoa é feita à imagem de Deus “, disse ele. “Isso muda a maneira como eu olho o mundo. Significa que estou vivendo em um mundo de milagres.”

Fonte: The Christian Post

Comentários