Moeda com inscrição sobre Jesus descoberta na Noruega (Foto: Martine Kaspersen/Innlandet County Municipality)
Moeda com inscrição sobre Jesus descoberta na Noruega (Foto: Martine Kaspersen/Innlandet County Municipality)

Uma moeda de ouro extremamente rara foi descoberta na Noruega, o que empolgou as autoridades do condado de Innlandet responsáveis pelo anúncio. Ela traz duas inscrições. Uma delas homenageia “Jesus Cristo, Rei dos que reinam”. Já a outra está em grego: “Basílio e Constantino, imperadores dos romanos”.

“A moeda é única no contexto norueguês. Ela se manteve excepcionalmente bem. Parece praticamente inalterada desde quando foi perdida, talvez mil anos atrás”, afirmou o comunicado das autoridades ao divulgar o achado.

A descoberta ocorreu nas montanhas Vestre Slidre graças a um detector de metais. Acredita-se que a moeda seja bizantina e que tenha sido cunhada entre 977 e 1025 d.C..

De um lado, pode ser vista uma gravura nítida de Jesus segurando uma Bíblia. Do outro, os pesquisadores acreditam que esteja gravado os governantes bizantinos Basílio II e Constantino VIII. Juntos, eles governaram o império de 962 a 1025.

Como chegou à Noruega?
Para 2024, as investigações no local da descoberta estão planejadas. No entanto, as autoridades já especulam como a moeda foi parar na Noruega, a cerca de 2.500 quilômetros de Istambul, na Turquia, que era a capital do Império Bizantino. Na época, conhecida como Constantinopla.

Uma das teorias aponta que o comercio de sal é responsável pela chegada do objeto ao território norueguês. “As antigas rotas comerciais, as estradas do sal, baseavam-se no comércio de sal do oeste da Noruega, por isso também é possível que a moeda tenha entrado num bom comércio entre sal e arenque do oeste, e lingotes de ferro, peles de rena e chifres de leste”, pontuaram as autoridades.

Outra considera que a moeda fazia parte do salário de Harald Hardrada. Ele liderou a Guarda Varangiana, que era uma unidade de guarda-costas dos imperadores bizantinos. Mais tarde, de volta à Noruega, Harald se tornou rei Harald III.

Há ainda a hipótese que a moeda tenha sido perdida por um clérigo. Isso poderia ter ocorrido durante uma viagem, enquanto o religioso fazia uma das rotas de tráfego mais antigas da região.

Fonte: Comunhão com informações de The Christian Today

Comentários