Uma igreja britânica necessitada de reparações usou uma lei que remonta à época de Henrique VIII, numa tentativa de forçar os moradores locais a pagar a conta.

A Igreja de São Pedro em Bywell, Northumberland, Inglaterra, causou consternação quando enviou avisos aos moradores locais informando-os que podem ser obrigados a pagar pelo edifício do século XIX para ser reparado.

Uma antiga lei determina que as pessoas que vivem nas antigas terras da igreja poderão ser responsáveis pela manutenção da capela.

Michael Collins disse que ele e outros 141 proprietários de imóveis perto da igreja em Bywell poderão ser chamados a pagar quantias ilimitadas de dinheiro.

«Apesar de viver a três ou quatro quilômetros da igreja, parece que posso ser chamado a atender a alguns dos custos devido a uma antiga lei eclesiástica. Não houve aviso prévio de que isto iria acontecer», disse Collins, de 52 anos.

Avisos daquela lei, Chancel Repaid Liability, datam de há mais de 500 anos, da época de Henrique VIII .

A lei, que protege os direitos das igrejas medievais a reivindicar junto de chefes de família fundos para reparações, foi confirmada numa Lei de Registo de Terras, em 2002.

No entanto, um porta-voz da diocese de Newcastle pediu desculpas pelo «sofrimento» causado e disse às pessoas afetadas que não serão responsabilizadas nesta ocasião.

[b]Fonte: Diário Digital – Portugal[/b]