Cardeal católico australiano George Pell
Cardeal católico australiano George Pell

Morreu ontem, terça-feira, 10, o cardeal australiano George Pell, ex-assessor financeiro do papa Francisco que foi acusado de abuso sexual infantil.

O religioso, que tinha 81 anos de idade, faleceu em decorrência de complicações cardíacas após uma cirurgia no quadril. As informações foram fornecidas por Peter Comensoli, sucessor de Pell como arcebispo de Melbourne.

De acordo com o Estadão, o ex-assessor do papa passou mais de 400 dias em confinamento solitário até que suas condenações, referentes a abusos que teriam ocorrido na década de 1990, fossem anuladas. Entretanto, o religioso ainda enfrentava um processo civil na Austrália, movido pelo pai de um ex-coroinha que teria sido vítima do arcebispo.

Contrário às reformas de Francisco, o religioso era, no entanto, mais moderado do que outros cardeais conservadores.

Apesar de se opor abertamente a diversas propostas do pontífice, Pell foi incluído por ele no conselho de cardeais, grupo que é responsável por auxiliar o papa no governo da Igreja. Além disso, foi nomeado prefeito da Secretaria de Economia (ministério das finanças), órgão criado com a finalidade de dar transparência às contas da Santa Sé.

“Caberá aos historiadores avaliar seu impacto na vida da igreja na Austrália e além, mas foi considerável e será duradouro”, disse o arcebispo católico de Sydney, Anthony Fisher, de acordo com a fonte.

“Para muitas pessoas, especialmente da fé católica, este será um dia difícil”, declarou o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese.

Fonte: UOL com informações de Estadão

Comentários