O televangelista e pregador do evangelho da prosperidade Jerry Savelle morreu aos 76 anos (Foto: Reprodução)
O televangelista e pregador do evangelho da prosperidade Jerry Savelle morreu aos 76 anos (Foto: Reprodução)

Jerry Savelle, um popular televangelista e proponente do evangelho da prosperidade, que afirma que os crentes verão melhorias na riqueza e no bem-estar nesta vida, morreu nos EUA aos 76 anos.

O Jerry Savelle Ministries International (JSMI) anunciou no Facebook que o pregador morreu na segunda-feira, identificando-o como “um amado marido, pai, avô, bisavô, pastor, mentor e amigo resoluto”.

“A jornada do irmão Jerry na Terra foi de imenso impacto, enraizada no poderoso amor de Jesus Cristo. Sua vida testemunhou a beleza da graça e o poder da fé”, declarou o ministério.

“Como ele sempre nos lembrava, através das mãos de Deus, ‘ninguém’ é transformado em campeão, e hoje, ele mesmo recebeu a coroa da justiça reservada para todos os que são chamados de acordo com Seu propósito”.

O JSMI continuou pedindo aos apoiadores que orem pela “Sra. Savelle, Jerriann, Terri e toda a família” e que “celebrem sua vida, lembrando e honrando o legado de caráter, fé e integridade que o Dr. Jerry Savelle construiu tão graciosamente”.

“Anunciaremos os detalhes da celebração da vida do Dr. Savelle à medida que forem confirmados na próxima semana. Aguarde atualizações, que serão tornadas públicas no momento apropriado”, concluiu o anúncio.

De acordo com o site do JSMI, Savelle começou seu ministério em 1969, tendo pregado em cerca de 3.500 igrejas em mais de 40 países. Seu grupo ministerial oficial está sediado em Crowley, Texas, e tem escritórios na Austrália, Canadá, África do Sul e Reino Unido.

Savelle foi um defensor do Evangelho da prosperidade, a crença controversa de que a fé em Deus leva a uma melhor saúde e bem-estar financeiro, como visto em obras como seu livro de 2014, Why God Wants You to Prosper (Por que Deus Quer que Você Prospere).

“Neste livro, Jerry Savelle estabelece uma base bíblica para a compreensão dos princípios da prosperidade divina, com um foco especial nas razões pelas quais tantos do povo de Deus estão em escravidão financeira”, observou a sinopse oficial do livro.

“Com base em mais de quarenta anos de experiência ministerial, ele então fornece uma explicação passo a passo do que é necessário para sair da escravidão financeira e receber a prosperidade prometida por Deus.”

Afirmando que algumas pessoas “abordam erroneamente a prosperidade bíblica como se fosse um esquema para enriquecer”, a sinopse acrescenta que “Deus já providenciou o caminho para sair da escravidão financeira e entrar em um estilo de vida de prosperidade – se você estiver disposto a obedecer às Suas instruções e aplicar Seus princípios à sua vida”.

“Heresia quase cristã”

Russell S. Woodbridge, da The Gospel Coalition, escreveu um artigo em 2015 examinando criticamente as origens do evangelho da prosperidade, no qual Savelle foi citado como um exemplo de teologia.

“O evangelho da prosperidade baseia-se em uma heresia quase cristã, popular no final do século 19 e início do século 20 nos Estados Unidos, conhecida como Novo Pensamento. Essa filosofia ensina que a chave para a saúde e a aquisição de riqueza é pensar, visualizar e falar as palavras certas”, escreveu Woodbridge.

“O evangelho da prosperidade diz que você é bom e tem a capacidade de moldar as circunstâncias à sua vontade. Simplesmente mude seu pensamento e suas palavras, acredite e, então, Deus – seu assistente cósmico pessoal – lhe dará um empurrão no caminho do sucesso.”

Folha Gospel com informações de The Christian Post

Comentários