O papa Bento 16 aceitou nesta terça-feira a demissão, por razões de idade, do arcebispo da Filadélfia (Estados Unidos), o cardeal Justin Rigali.

Ele é suspeito de ter encoberto no passado os padres pedófilos de sua diocese.

Monsenhor Rigali, 76, apresentou sua demissão há um ano devido ao limite de idade. O pedido foi aceito nesta terça-feira pelo papa, segundo um comunicado do Vaticano que omite o envolvimento de Rigali no escândalo de pedofilia.

Rigali suspendeu em março 21 sacerdotes suspeitos de atos de pedofilia. Ele se baseou em uma decisão tomada em fevereiro por um júri popular sobre denúncias contra 37 pessoas.

Na época, Rigali expressou sua “pena pelos abusos sexuais a menores cometidos por membros da Igreja e, sobretudo, pelo clero”.

Nos últimos meses, contudo, uma investigação revelou que a diocese da Filadélfia não conseguiu esclarecer muitos dos casos de abusos sexuais nos quais estavam envolvidos seus padres e assinalou a responsabilidade do cardeal Rigali.

A Igreja Católica vem sendo abalada nos últimos anos por uma série de escândalos vinculados à pedofilia em todo o mundo, em especial na Áustria, Bélgica, Irlanda, Alemanha e EUA.

[b]Fonte: Folha Online[/b]

Comentários